CONCURSO

Mais de 100 municípios de PE participam de concurso que incentiva leitura

O concurso Ler Bem é um projeto social que tem como público estudantes do 4º ano do ensino fundamental I, com até 10 anos de idade

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 02/03/2018 às 22:53

Imagem

De acordo com últimos dados da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada Pelo Ibope, já em 2015, 44% da população brasileira não tinha o hábito de ler e 30% de comprar livro. Com o objetivo de incentivar a leitura e mudar essa realidade no Estado, a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) realiza a 8º edição do concurso Ler Bem que já supera a expectativa.

Em 2017, o projeto chegou à marca de 100 municípios participantes, o que representa mais de 50% das cidades de Pernambuco, contemplando mais de 110 mil alunos. Segundo a organização, neste ano, os números tendem a aumentar. Em 2018, mais de 100 municípios já se inscreveram.

No Programa Movimento desta sexta-feira (2), o comunicador, Marcelo Araújo, conversou com a coordenadora da iniciativa, Nélia Azevedo, que trouxe detalhes dobre o concurso.

Ouça na íntegra:

O concurso

Podem concorrer estudantes do 4º ano do ensino fundamental I, com até 10 anos de idade. O concurso avalia a garotada a partir da leitura, em voz alta, de trecho de uma obra previamente escolhida pela organização. O título selecionado para 2018 é mantido em sigilo e será disponibilizado pela Aspa apenas aos participantes da etapa classificatória regional.

Os primeiros colocados do Concurso Ler Bem ganharão um final de semana em Porto de Galinhas, quando acontece o 18º Encontro Aspa. Além disso, todos os selecionados dos municípios ganham um tablet e os 15 finalistas são ainda premiados com notebooks. Nas etapas classificatórias e na final do concurso, os estudantes serão julgados por educadores, representantes da Aspa e convidados da entidade. Há a preocupação de não incluir na comissão julgadora professores de municípios que tenha representantes na disputa.