DENÚNCIA

Passageiros denunciam truculência da PM em protesto no TI do Barro

De acordo com a PM, o batalhão responsável pela área vai tomar conhecimento do fato, mas é importante formalizar a denúncia.

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 02/03/2018 às 11:59

Imagem

A circulação de ônibus no Terminal de Integrado do Barro já está normalizada. No início da manhã desta sexta-feira (2), um grupo de passageiros realizou um protesto no local por causa dos longos atrasos dos coletivos. De acordo com o sindicato dos rodoviários, os passageiros fecharam os portões para cobrar ônibus expressos.

Saiba mais na reportagem de Juliana Oliveira:

Truculência

Os passageiros denunciam que foram tratados com truculência pelos seguranças do terminal integrado. A Polícia Militar foi acionada para controlar a situação, mas, segundo os passageiros, também agiu com violência. Dois manifestantes foram colocados no xadrez da viatura. Um deles afirma que foi ameaçado pela PM. "A gente anda espremido no ônibus, paga passagem cara, é humilhado. Por isso resolvemos fazer um protesto pacífico. Só que os guardas daqui chegaram amedontrando a gente com uma arma", diz um jovem que não quis se identificar. "Quando a Polícia chegou, a gente aplaudiu, achamos que tinha solução, mas eles já chegaram metendo bala e dando de spray", afirma. "Já foram me pegando, puxando pela gargante, deram um rodo em mim e meteram o pau em mim. Pisaram no meu pé e na minha coxa. Deram na minha cara ainda", completa. "Eu sou um cidadão pra ser humilhado", lamenta.

Um senhora que acompanhou o protesto e que também não quis se identificar afirma que até um até uma senhora que usava muletas foi ameaçada pelos seguranças particulares. "Chamaram a gente de vagabundos. Não somos vagabundos, somos trabalhadores", diz.

Resposta da PM

Em nota, a Polícia Militar afirmou que não compactua com nenhum tipo de abuso ou arbitrariedade e todos os seus policiais são orientados a agir de maneira a respeitar os direitos individuais dos cidadãos. "As pessoas que se sentirem prejudicadas por qualquer tipo de comportamento irregular de algum policial pode procurar a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social para formalizar uma denúncia, que será devidamente apurada", diz a nota.

Ainda no texto, a PM explica que é necessária a manifestação do ofendido, que deve ser realizado através da Corregedoria. "No entanto, independente desta condição, o comandante do batalhão responsável tomará conhecimento do fato e adotará as medidas convenientes, caso a denúncia seja comprovada", conclui.

Resposta do Grande Recife

Em nota, o Grande Recife afirmou que as linhas que trafegam pelo corredor da BR-101 estão sendo afetadas pelos congestionamentos na via, por conta das obras de recuperação do pavimento. Sendo assim, as viagens expressas realizadas pela linha 207 – Barro/Macaxeira (BR-101) vêm sofrendo atrasos. Para minimizar o impacto, o Consórcio irá acrescentar dois veículos na frota da linha, já a partir da próxima segunda-feira (5). Com isso a ela passará a operar com 17 veículos.