Fiscalização

Estações do corredor leste-oeste do BRT agora são videomonitoradas

A fiscalização, parceria do Grande Recife e da CTTU, está em fase de testes e deve durar trinta dias

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 06/03/2018 às 17:12

Imagem

O Grande Recife Consórcio de Transporte, em parceira com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), iniciou nesta terça-feira (6) a fiscalização por videomonitoramento em estações do corredor leste-oeste do BRT. O objetivo da ação é aumentar a fluidez dos b-r-t’s no corredor, diminuindo, assim, o tempo das viagens. A fiscalização está em fase de testes e deve durar trinta dias.

Inicialmente, o monitoramento será realizado nas estações Parque Capibaribe e Engenho Poeta, ambas no bairro da Várzea. O diretor de tecnologia do Grande Recife, Fernando Guedes, explica a parceria.

Ouça reportagem de Felipe Pessoa:

O corredor leste-oeste do BRT liga o município de Camaragibe, na RMR, ao centro do Recife. A fiscalização é feita por agentes que atuam na central de operações de tráfego da autarquia de trânsito. Além das imagens colhidas nas duas estações, agentes da CTTU também trabalham presencialmente na fiscalização no corredor, como explica a diretora presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

A fiscalização por videomonitoramento também visa impedir que carros invadam as faixas exclusivas de ônibus. Em caso de desrespeito, os motoristas vão cometer infração gravíssima, e pagar uma multa no valor de R$ 293, 47, além de sete pontos na carteira de habilitação.

TESTES

No período de testes, serão colhidas informações para apontar os investimentos necessários para a aplicação em todo o corredor, mas não há prazo para a expansão do serviço.