TRÂNSITO

BRT: Passageiros cobram instalação de câmeras em todo corredor Leste-Oeste

Os equipamentos foram instalados nas proximidades das estações BRT Engenho Poeta e Capibaribe, na Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 07/03/2018 às 15:52

Imagem

Aos poucos, os motoristas vão se adequando à instalação de câmeras de videomonitoramento próximas às estações de BRT, Engenho Poeta e Capibaribe, ambas do corredor Leste-Oeste. Desde esta terça-feira (6), os equipamentos foram colocados nestes trechos da Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife, com o objetivo de impedir que os motoristas invadam as faixas exclusivas de ônibus. Cenas muitos comuns e que foram flagradas novamente durante a visita da reportagem ao local.

O que muitos condutores não sabem é que esta parceria do Grande Recife Consórcio de Transportes e CTTU conta com uma equipe na Central de Monitoramento com o objetivo de flagrar e multar os espertinhos. A infração e considerada gravíssima, no valor de R$ 293,47 e o motorista ainda recebe sete pontos na Carteira de Habilitação.

Opinião dos passageiros

A passageira Taiane Araújo está cansada de ver veículos utilizando o corredor Leste-Oeste para fugir do engarrafamento.

Para Emerson Bezerra, outro passageiro do transporte por BRT, esta iniciativa deveria ter sido implantado desde o funcionamento do corredor exclusivo para ônibus, lançado em 2014 para a Copa do Mundo do Brasil, mesmo que de forma parcial. Ele acredita que com a aplicação de multas o espaço será finalmente respeitado.

O repórter Rafael Carneiro tem os detalhes:

Apesar da aprovação de quem utiliza o serviço do BRT, o monitoramento ocorrerá nos próximos 30 dias. Durante este período de testes o Grande Recife e a CTTU pretendem coletar informações necessárias para o investimento de expansão do serviço. Mesmo sem data para que isso vire realidade, o rodoviário Kleber de Moraes já sentiu mudanças no trânsito.