Dinheiro

Educação financeira não tem nada haver com números, afirma presidente

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, a educação financeira é uma questão comportamental

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 08/03/2018 às 16:07

Imagem

Em períodos de crise, consegue se destacar aqueles tem uma melhor capacidade de administrar de forma mais consciente o dinheiro. Programa da Super Manhã, apresentado por Geraldo Freire, debateu nesta quinta-feira (8) a educação financeira e seus benefícios. De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Educadores Financeiros (Abefin), Albérico Xavier, a educação financeira é o tipo de matéria que pode ser ensinada em todas as idades. “Isso vale para criança que recebe cinco reais para o lanche da escola, até o idoso que recebe a sua aposentadoria”, afirmou. Ainda segundo o presidente cerca de sessenta escolas em Pernambuco, já ensinam a matéria de educação financeira para crianças e adolescentes.

É provável que nos próximos meses o tema entre em maior evidência em todo o país. Isso porque o Banco Central (BC), a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) assinaram na última terça-feira um acordo de cooperação para estimular ações de cidadania financeira.

Já segundo o vice-presidente Abefin, Rodrigo Azevedo, é mais importante ainda que empresários e investidores estejam dispostos a se capacitar financeiramente. Uma vez que a utilização errada de crédito em empresas e investimentos pode levar o negócio a uma potencial falência. Também participou do debate o advogado especialista em direito do consumidor José Rangel.

Ouça o debate completo: