PESQUISA

MEC libera verba para pesquisa do Instituto do Fígado

Investimento de R$ 1,2 milhões para a pesquisa foi anunciado pelo Ministro da Educação, Mendonça Filho

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 12/03/2018 às 17:18

Imagem

O ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou na manhã desta segunda-feira (12) um investimento de R$ 1,2 milhão no projeto “Pesquisas clínicas e básica no âmbito das doenças gastro-hepáticas crônicas”, do Instituto do Fígado e de Transplantes de Pernambuco (IFP) e da Universidade de Pernambuco (UPE). O anúncio foi feito junto com representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na sede do IFP, no Recife.

Parte dos recursos será aplicada no desenvolvimento de sistema informatizado e na manutenção dos equipamentos de endoscopia, colonoscopia, ressonância tomografia e calibração de equipamentos de laboratório.

De acordo com Mendonça Filho, os equipamentos e formação de recursos humanos, são as duas linhas mais importantes que estão presentes na liberação do recurso.

Ouça os detalhes com a repórter Juliana Oliveira:

IFP

O Instituto do Fígado e Transplante de Pernambuco, atende mensalmente 1.800 pacientes e desenvolve uma série de pesquisas de pós-graduação na área de saúde em parceira com a UPE. Com a aquisição dos novos aparelhos será possível diagnosticar antecipadamente a possibilidade do desenvolvimento da doença no paciente.