INTERNACIONAL

Físico britânico Stephen Hawking morreu no Dia do Pi

Nascimento e morte de Stephen Hawking, um dos cientistas mais famosos da atualidade, também coincidem com datas de Galileu e de Einstein

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 14/03/2018 às 9:58

Imagem

O físico e pesquisador britânico Stephen William Hawking morreu nesta quarta-feira (14). Ele tinha 76 anos e resistia há muitos anos à Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa sem cura. Hawking dizia não acreditar na existência de Deus. Coincidentemente, ou não, morreu no Dia do Pi.

Dia do Pi

O dia 14 de março é conhecido como o Dia do Pi. A data, escrita nos Estados Unidos como 3.14, corresponde justamente aos três primeiros dígitos do número irracional. O Pi (?) é o resultado da aproximação da divisão do perímetro de uma circunferência por seu diâmetro. O número é irracional, ou seja, não tem incontáveis casas decimais. Em geral, se usa 3,14 como arredondamento. Enquanto isso, a maior parte das calculadoras científicas utiliza 8 casas. Já a Nasa, utiliza a versão com 15 casas decimais 3,141592653589793 para calcular rotas de navegação interplanetárias.

Desafio do Pi

Para comemorar o Dia do Pi, a Nasa bolou o desafio Pi in the Sky. O evento já está na quinta edição e é aberto a todos os que gostam de matemática.

O desafio envolve problemas matemáticos que vão do simples ao muito complexo. Crianças e adultos são convidados a calcular coisas como a taxa de rotação do asteroide Oumuamua, chuva de hélio em Júpiter ou terremotos em Marte.

As soluções do desafio serão divulgadas nesta quinta-feira, 15 de março no site do evento do Pi in the Sky.

Outras coincidências

Imagem

Stephen Hawking nasceu exatamente 300 anos após a morte de Galileu, em 8 de janeiro de 1942. Ele morreu no mesmo dia do nascimento de Albert Einstein, que faleceu em 14 de março de 1879.

Saúde e carreira

Apesar dos problemas de saúde, que começaram a se agravar aos 21 anos, Hawking se converteu em um dos maiores cientistas do mundo. No final dos anos 1960, ficou conhecido pela teoria do espaço-tempo, aplicando a lógica dos buracos negros a todo o Universo. O livro "Uma breve história do tempo", de 1988, detalhava a teoria com uma linguagem fácil e se tornou um best-seller. Além desse, Hawking escreveu mais 13 livros.

Os riscos e o controle das doenças sem sintomas

Em 2014, sua história foi tema do filme "A teoria de tudo", que rendeu o Oscar de melhor ator e Eddie Redmayner. No fim da vida, estava praticamente paralisado, movendo apenas os olhos e um dedo, e se comunicava através de um aparelho que reproduzia sua voz.

ELA: a doença que está por trás do #DesafiodoBaldedeGelo

Hawking foi casado duas vezes e se separou de ambas as esposas. Ele deixou três filhos.