CONDUTORES

Motoristas terão que fazer curso e prova para renovar CNH

Em Pernambuco, para renovar a Carteira Nacional de Habilitação, o motorista deve desembolsar R$ 125,23

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 16/03/2018 às 16:04

Imagem

Para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), os motoristas vão contar com uma novidade. A partir de junho deste ano, os condutores de todo o Brasil terão que fazer um curso de aperfeiçoamento a cada cinco anos, prazo de vencimento da carteira. A carga horária do curso é de dez horas aulas, de 50 minutos cada, e o condutor vai ter a opção de escolher aulas presenciais ou à distância.

A mudança foi publicada no diário oficial do último dia oito de março. Segundo a presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Simíramis Queiroz, o objetivo do curso é atualizar informações e conhecimentos sobre legislação de trânsito.

Confira os detalhes na reportagem de Felipe Pessoa:

Entenda

Foram publicadas ainda informações sobre um curso de atualização, destinado a condutores com a CNH vencida há mais de cinco anos.

Neste caso, o curso tem a duração de 15 horas, divididas em dez aulas, que devem ser realizadas em entidades de ensino credenciadas pelo Detran. O condutor também pode cursar as aulas à distância, que devem ser assistidas em, no mínimo, cinco dias. Não é permitido ter mais de cinco aulas por dia.

O exame teórico é composto por trinta questões, e só é aplicado presencialmente. O motorista deve acertar, no mínimo, 21 questões. Caso não atinja a pontuação, o condutor só vai poder fazer o teste novamente depois de três dias após a divulgação do resultado.

Em Pernambuco, para renovar a CNH, o motorista deve desembolsar R$ 125,23. Ainda não há informações de reajustes no valor depois da nova exigência.