VIOLÊNCIA

Ato na praia do Pina denuncia alto número de homicídios em Pernambuco

Protesto “Pernambuco Chora Sangue” ainda cobra do Estado transparência na divulgação dos casos de homicídios

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 24/03/2018 às 9:24

Imagem

Mais de mil cruzes pretas foram fincadas na areia da praia do Pina, neste sábado (24), que marcam os homicídios registrados no Estado só este ano. O ato intitulado “Pernambuco Chora Sangue” é organizado pelo movimento PE de Paz e conta com a participação de mais de 40 organizações sociais e igrejas pernambucanas.

O pastor José Marcos da Silva é um dos organizadores do ato. “É importante essa unidade e essa unidade. Mesmo que a gente saiba que a violência atinge mais diretamente a um status social e esse povo tem cor, sexo e mora num canto só (periferias, jovens, masculinos, negros e de classes sociais mais inferiores), ela é um problema comum”, destacou. “O problema é que enquanto a gente encarar a questão da violência como um problema setorizado, nunca foi, a violência não é causa, é efeito, nós nunca sairemos do canto”, apontou.

Esta é a segunda edição do projeto, que além das cruzes fincadas na areia, também conta com apresentações artísticas e abordagens nos semáforos. Os manifestantes também pedem mais transparência da Secretaria de Defesa Social do Estado na divulgação dos dados de homicídios.

Confira os detalhes na reportagem de Clarissa Siqueira:

Casos em Pernambuco

De acordo com dados levantados pela equipe de polícia da Rádio Jornal, 1.061 pessoas foram mortas em Pernambuco, sendo 482 na Região Metropolitana do Recife e 579 no interior do Estado. Nas últimas 24 horas foram registrados 10 homicídios.