Grande Recife e Interior

Anote: locais onde são realizadas encenações da Paixão de Cristo em PE

Recife, Região Metropolitana e Interior do Estado têm Paixão de Cristo. Se programe

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 29/03/2018 às 11:59

Imagem

Com a chegada da Semana Santa, pernambucanos e turistas se animam para acompanhar as encenações da Paixão de Cristo, que conta a vida, morte e ressurreição de Jesus. Em diversos pontos do Recife, Região Metropolitana e Interior do Estado, é possível acompanhar uma das encenações teatrais mais tradicionais do calendário religioso. Na Cidade, a vigésima segunda edição da Paixão de Cristo do Recife começa nesta sexta-feira (30) e tem início a partir das 20h.

Menos de um mês depois do cancelamento por falta de dinheiro, José Pimentel e equipe conseguiram o investimento necessário ao espetáculo. O diretor e produtor da peça, de 83 anos, explica que o recurso de R$ 400 mil foi pouco, e todo mundo precisou colaborar.

As três apresentações da Paixão de Cristo do Recife são gratuitas e acontecem no Marco Zero da capital, no Bairro do Recife. Já na Zona Norte da Cidade, é realizada, pelo décimo sexto ano, a Paixão de Cristo de Casa Amarela. Considerado o segundo maior espetáculo do gênero no rRcife, a encenação deste ano conta com novidades. O espetáculo vai contar com novo local, efeitos e cenas, tudo para receber um público de aproximadamente dez mil pessoas. O novo endereço é a concha acústica do Sítio da Trindade, em Casa Amarela, depois de quatro anos sendo encenado no Parque da Macaxeira.

A Paixão de Casa Amarela começa nesta quinta (29) e segue até o dia 31 de março, sempre às 20h e com acesso gratuito. Quem traz mais detalhes sobre o espetáculo da Zona Norte é o coordenador do evento, José Muniz da Silva.

Em Igarassu, a Paixão de Cristo completa 33 anos e é considerada a maior do Litoral Norte de Pernambuco. A peça vai ser realizada nos dias 31 de março e 1° de abril, no Sítio Histórico da Cidade, a partir das 19h. O coordenador Suerick Andrade explica os detalhes da Paixão. Ele espera atrair vinte mil espectadores.

Uma das peças mais tradicionais do interior, a Paixão de Cristo de Gravatá vai ser realizada de quinta (29) até o próximo sábado (31). O espetáculo “Nossa Paixão” é encenado há 35 anos e acontece no pátio de eventos Chucre Mussa Zarzar. Sessenta artistas participam da peça que vai disponibilizar 400 cadeiras para o público que for assistir ao espetáculo. Nesta quinta (29), a apresentação começa às 20h30 e conta com a chegada da procissão da Paixão de Cristo da igreja.

Já na sexta-feira (30) e no sábado (31), o evento inicia às 20h, lembrando que a peça tem uma hora e dez minutos de duração. O prefeito de Gravatá, Joaquim Neto, salienta que o espetáculo busca valorizar a participação de artistas do próprio município.

Nova Jerusalém

Mas, sem dúvidas, é a cidade-teatro de Nova Jerusalém que abriga o espetáculo da Paixão de Cristo mais conhecido do Estado. Milhares de pessoas, inclusive de fora do País, aportam em Brejo da Madre de Deus, a cerca de 160km do Recife, para conhecer a Paixão de Cristo que é encenada no maior teatro ao ar livre do mundo, com mais de cinquenta anos de história. Buscando sempre se renovar, esse ano não foi diferente em Nova Jerusalém, que mudou cenários, ornamentação, além do elenco principal.

O presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robinson Pacheco, conta os detalhes sobre a edição desse ano da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém: