SAÚDE

Causa da morte de idoso não foi botulismo, diz Secretaria de Saúde

Três pessoas da mesma família teriam sido diagnosticadas com o botulismo; uma delas faleceu no último domingo

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 29/03/2018 às 10:15

Imagem

A Secretaria Estadual de Saúde emitiu nota na qual nega que tenha sido botulismo a causa da morte de José Ronaldo da Silva, de 69 anos, registrada no último domingo (25). Por meio de nota, a SES informou que os resultados laboratoriais não revelaram a presença da toxina botulínica.

Da mesma forma, os alimentos coletados na casa da família. As análises foram realizadas no Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência nacional, que fica em São Paulo.

Monitoramento

A Secretaria Estadual de Saúde ressalta que continua monitorando o caso e que irá discutir com especialistas os dados já coletados. Três pessoas da mesma família foram diagnosticadas com botulismo em janeiro deste ano depois de um almoço.

Cinco casos de botulismo são investigados em Pernambuco
Homem internado no Recife com suspeita de botulismo apresenta melhora

Relembre o caso

Uma comida servida num almoço de família pode ter sido a causa da intoxicação de pelo menos três pessoas de uma mesma família que foram diagnosticadas com botulismo, doença neuroparalítica grave que não é transmitida entre pessoas, resultante da ação de uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Além dos três diagnosticados, mais 5 pessoas da família teriam ido realizar exames.

José, que veio a óbito no final de semana e foi enterrado nesta segunda-feira (26), no cemitério de Santo Amaro, no Centro do Recife. A esposa permanece internada em uma unidade hospitalar particular. A terceira pessoa contaminada, o filho do casal, já recebeu alta.

*Com informações do JC Online