SEGURANÇA

Fogo Cruzado: Aplicativo que mapeia violência armada chega ao Recife

O aplicativo Fogo Cruzado foi lançado no Rio de Janeiro, em agosto de 2016, e o Recife é a segunda capital brasileira a receber a ferramenta

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 30/03/2018 às 9:23

Imagem

O aplicativo Fogo Cruzado, ferramenta que permite mapear a violência armada, vai estar disponível para usuários da Região Metropolitana do Recife a partir deste domingo (1º). A plataforma digital é colaborativa e tem como objetivo registrar a incidência de tiroteios e disparos de armas de fogo por meio da tecnologia “mobile” combinada a um banco de dados.

O aplicativo é gratuito e permite que qualquer cidadão compartilhe dados quando presenciar ou ouvir um tiroteio ou disparos. O Fogo Cruzado foi lançado no Rio de Janeiro, em agosto de 2016, e o Recife é a segunda capital brasileira a receber o aplicativo.

Leia também

Ato na praia do Pina denuncia alto número de homicídios em Pernambuco

IML: funcionários são proibidos de divulgar informações de homicídios

A ferramenta chega à capital pernambucana em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Políticas de Segurança da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O aplicativo Fogo Cruzado está disponível para download gratuito para Android (https://migre.me/w0MBr) e iOS: (https://migre.me/w0MDu)

Como funciona

Além de receber notificações de usuários diretamente via aplicativo – de forma anônima e sigilosa – , a equipe de gestão de dados do Fogo Cruzado recebe informações via whatsapp, mensagens diretas via Twitter e inbox do Facebook. No caso do whatsapp, só são consideradas fontes conhecidas e com as quais já existe relacionamento prévio, como coletivos, comunicadores e moradores ativos localmente.

A equipe do Fogo Cruzado também adiciona às bases de dados as informações recolhidas via imprensa e canais das autoridades policiais. Vale notar que as notificações publicadas no mapa do Fogo Cruzado são sinalizadas de acordo com suas fontes.

Toda notificação de um tiroteio/disparo de arma de fogo recebida pela equipe de gestão de dados é cruzada com informações de scripts e filtros desenvolvidos para agregar dados sobre disparos de arma de fogo no local. Após tal verificação, a notificação é postada nas redes, é feito o alerta via aplicativo, e o incidente fica em registro público.

Os usuários podem receber notificações de tiroteios/disparos de armas de fogo em tempo real; a função é ativada automaticamente quando o usuário estiver em um raio de 3 km do local da ocorrência. O usuário poderá ainda optar por receber todas as notificações registradas no Laboratório de Dados.

Outro destaque é para o fato que jornalistas, pesquisadores, técnicos e público em geral podem acessar filtros de busca para depurar informações no site do Fogo Cruzado de acordo com bairros, datas, vítimas e outros critérios, gerando relatórios personalizados. O mesmo pode ser feito pelo aplicativo.