INVESTIGAÇÃO

Irmão de Eduardo Campos quer investigação sobre possível sabotagem

Antônio Campos pretende levar o caso à Procuradoria-Geral e ao Ministério da Justiça nesta terça-feira (03)

Do Blog de Jamildo
Do Blog de Jamildo
Publicado em 02/04/2018 às 19:04
Michele Souza/Acervo JC Imagem
FOTO: Michele Souza/Acervo JC Imagem

O advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), anunciou nesta segunda-feira (2) que foi à Polícia Federal e à Justiça Federal em Santos (SP) pedir investigação sobre uma possibilidade de ter havido “sabotagem” no avião usado pelo socialista na campanha presidencial de 2014.
Nesta terça-feira (3), Antônio Campos pretende levar o caso à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Ministério da Justiça. Eduardo Campos morreu na queda da aeronave em Santos, no litoral de São Paulo, em acidente que vitimou mais seis pessoas.
Antônio Campos informou que foi procurado por peritos que acompanham o caso e que eles apontaram a possibilidade de “sabotagem” que antes, de acordo com o próprio advogado, ele “resistia a admitir”.
Em petição enviada à Polícia Federal, o advogado traz à tona um elemento que, para ele, pode “mudar o curso da investigação” e “transformar o acidente em homicídio culposo ou doloso”, segundo o documento enviado ao delegado responsável pelo caso, Rubens José Maleiner. Esse elemento seria a informação de que o sensor de velocidade (speed sensor) da aeronave não estaria em funcionamento durante o voo, segundo a petição de Campos.

Confira os detalhes na entrevista de Antônio Campos à Rádio Jornal:

A petição aponta ainda que o não funcionamento do sensor teria pego os pilotos de “surpresa” em um momento de nova tentativa de pouso no aeroporto de Guarujá, em São Paulo, após a primeira não ter sucesso.
O advogado ainda acusa o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) de “esconder dados” que forneceriam a informação de que os pilotos perderam o controle da aeronave durante o novo procedimento de aproximação do aeroporto de Guarujá.
“A negativa imperativa do Cenipa em fornecer os dados de voo colhidos pelos motores, através do Data Collection Unit, demonstra que o órgão pretendeu (e conseguiu) esconder dados que esclareceriam que os pilotos perderam, literalmente, o controle do PR-AFA”, diz o documento.
Além do encaminhamento ao delegado Rubens Maleiner, Campos vai dar conhecimento do requerimento ao ministro da Justiça, Torquato Jardim, pedindo que seja reaberto o caso no Cenipa; à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, requerendo a designação de um procurador especial para a investigação; ao Ministério Público de São Paulo e ao juiz responsável pela ação de produção de provas do caso.