FIANÇA

Após pagar fiança de R$ 5 mil cada, youtubers são liberados

Os Youtubers foram presos e o adolescente foi detido em frente ao Cotel enquanto estavam fantasiados como personagens da série "La Casa de Papel"

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 18/04/2018 às 18:49
JC Imagem
FOTO: JC Imagem

Foram liberados no final da tarde desta quarta-feira (18), os youtubers presos por invadirem o Centro de Observação e Triagem Criminológico (Cotel) em Abreu e Lima, no Grande Recife. O valor da fiança, de R$ 5 mil para cada um deles, foi arbitrado pelo juiz Thiago Fernandes Cintra. O resultado foi divulgado após a audiência de custódia no Fórum de Olinda que terminou por volta das 16h, desta quarta.

O advogado dos youtubers, Beto Rabelo, reforçou que a prisão dos envolvidos foi arbitrária. “As pessoas estão esquecendo que eram três seres humanos que estavam trabalhando. Eles foram tratados de uma maneira cruel e arbitrária. Eles foram tratados como animais. Foram colocadas correntes neles”, disse.

Os jovens, identificados como Gerson Albuquerque, de 24 anos, Wesllay Meireles Lopes Costa, 33 anos, e Mateus Kleber Oliveira, 20 anos, passaram a noite na delegacia de Paulista. Um adolescente de 17 anos foi liberado na terça-feira (17) depois de prestar depoimento.

Os jovens vão responder por invasão de domicílio qualificada; favorecimento real, por terem ingressado com celulares em estabelecimento prisional; falso alarme, por terem provocado tumulto no estabelecimento prisional; e corrupção de menores, já que tinha um adolescente no grupo.

Ouça os detalhes com Thales Kírion:

O caso

Os três homens foram presos e o adolescente foi detido, na manhã da terça-feira (17), em frente ao Cotel enquanto estavam fantasiados com macacões vermelhos, uniforme usado pelos personagens da série "La Casa de Papel" da Netflix, e com máscaras do pintor espanhol Salvador Dalí. Eles tinham o objetivo de gravar um vídeo para o canal deles no Youtube