TERCEIRA IDADE

Asilo é interditado após vistoria achar alimentos e remédios vencidos

O asilo, localizado em Abreu e Lima, abrigava 47 idosos, que viviam em condições precárias

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 26/04/2018 às 15:53
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

Mais de 20 quilos de alimentos e remédios vencidos foram apreendidos pelo Procon Pernambuco durante vistoria da vigilância sanitária nesta quinta-feira (26) no Lar Nossa Senhora da Conceição, um asilo de idosos localizado em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, e que foi interditado.

Além disso, foi constatada a presença de animais silvestres e profissionais atuando no asilo sem a capacitação necessária. Segundo a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, a instituição abrigava 47 idosos que viviam em condições precárias.

O secretário executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo, detalha as condições do asilo. “Trata-se de um abrigo privado que, muitas vezes, retém o cartão e recebe o benefício dessas pessoas idosas. E além disso, trata de uma forma desumana”, apontou.

Ainda segundo a Secretaria de Direitos Humanos, o local já havia sido notificado há cerca de três meses. O responsável pelo abrigo, que não quer ser identificado, diz que toda a documentação está em dia.

Confira os detalhes na reportagem de Camila Brandão:

Prazo

O Lar Nossa Senhora da Conceição tem agora um prazo de oito dias para contatar os familiares dos idosos para que seja garantida a dignidade mínima a essas pessoas.

A vistoria foi uma ação conjunta entre o Ministério Público de Pernambuco e o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa. O estabelecimento só poderá voltar a funcionar depois que apresentar toda a documentação necessária.