RISCO

Prédio ocupado que desabou em São Paulo expõe situação parecida no Recife

No Recife, cerca de 200 pessoas ocupam um prédio no centro da capital pernambucana; em São Paulo, prédio caiu após um incêndio

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 02/05/2018 às 14:02
Guga Matos/ JC Imagem
FOTO: Guga Matos/ JC Imagem

O incêndio seguido do desabamento de um prédio desocupado há anos em São Paulo reacende o alerta de ocupações a prédios antigos. Imóveis como esse costumam ter condições precárias, mas às vezes são a única moradia que algumas famílias podem ter.

No Recife, a situação é semelhante. Há pouco mais de um mês, o Edifício Sulamérica, localizado na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, foi ocupado por cerca de 200 pessoas.

A ocupação, batizada de Marielle Franco, em referência à vereadora morta no Rio de Janeiro, tem espaço para crianças e cozinha coletiva e é coordenada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

A coordenadora estadual do MTST, Vitória Silva, afirma que ações como esta expõem a falta de moradia e a quantidade de imóveis desocupados no Recife.

Sinduscon descarta possibilidade de queda

O ex-presidente do Sinduscon, Gustavo Miranda, descarta a possibilidade de que incidentes semelhantes possam acontecer no Recife, mas destaca que nem sempre as construções passam por manutenção. "Eu não acredito que nós tenhamos aqui no Recife uma possibilidade de algo parecido", alertou.

Os detalhes na reportagem de Felipe Pessoa:

Estrutura de prédio no centro do Recife cai

Na última segunda-feira (30), parte da estrutura de dois casarões desabou na Rua da Matriz, no bairro da Boa Vista. No incidente, três pessoas que moravam em uma das construções atingidas ficaram feridas. Os imóveis permanecem interditados.