CONTRA O TEMPO

Eleitores enfrentam longas filas para regularizar pendências do título

Os eleitores têm até esta quarta-feira (9) para regularizar situação do título

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 08/05/2018 às 14:07
JC Imagem
FOTO: JC Imagem

Com o prazo para regularizar o título de eleitor chegando ao fim, muita gente precisou acordar bem cedo, nesta terça-feira (8), para garantir a ficha na Central de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que fica ao lado do Forte das Cinco Pontas, no Recife. Os eleitores têm até esta quarta-feira (9) para regularizar situação.

Eleitores justificam demora para regularizar

Erisvaldo Pereira é flanelinha e madrugou no local. Ele chegou às 2h e era o primeiro da fila. “Porque eu vou ter que trabalhar, aí me adiantei logo”, contou.

Dona Bernadete Cabral levou a filha, que tem 16 anos de idade, para a emissão do primeiro título. “Pelo menos eu não deixei para o último dia”, justificou, admitindo que não foi antes por “relaxamento”.

Já dona Sônia Galindo foi trocar o domicilio eleitoral, de Alagoinha para o Recife. “Eu moro na Encruzilhada, agora o meu título é de Alagoinha. Aí para votar fica difícil”, explicou.

Os detalhes na reportagem de Matheus Sampaio:

Nem todos conseguiram

O atendimento começou às 8h. Havia 700 agendamentos e foram distribuídas 900 fichas. Mas nem todos conseguiram acesso ao TRE. “Eu não consegui chegar nem na porta. Só sei que distribuíram 900 fichas e não consegui nenhuma. Vou tentar amanhã”, reclamou Maria de Fátima Vieira.

Transtornos em caso de cancelamento

Marta Vaz, coordenadora de atendimento do TRE, alerta para os problemas que a falta de regularização do título de eleitor pode provocar. “O título fica cancelado (...) Ele não vai poder tirar passaporte, se inscrever em concurso público, se matricular em universidade pública e não vai poder votar”, alertou.