ALERTA

República Democrática do Congo anuncia novo surto de ebola

Ao todo, 17 pessoas já morreram na província no noroeste do país por conta do vírus do ebola

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 08/05/2018 às 17:58
Martine Perret/ UN/ Fotos Públicas
FOTO: Martine Perret/ UN/ Fotos Públicas

O Ministério da Saúde da República Democrática do Congo revelou nesta terça-feira (8) que enfrenta uma nova epidemia de ebola. Ao todo, 17 pessoas já morreram na província de Equateur, no noroeste do país.

Segundo comunicado, "21 casos de febre com sinais hemorrágicos e 17 mortes", uma taxa de letalidade de 80%, foram notificados ao Ministério da Saúde em 3 de maio. O comunicado se refere a "uma emergência de saúde pública internacional".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está trabalhando estreitamente com o governo congolês para mobilizar pessoal e recursos a fim de fazer frente ao surto, segundo indicou o organismo em comunicado divulgado na capital do país.

"Nossa máxima prioridade é ir a Bikoro para trabalhar com o governo da República Democrática do Congo e parceiros para reduzir a perda de vidas e o sofrimento relacionado com este novo surto do vírus do ebola", afirmou o subdiretor-general da OMS para Preparação e Resposta de Emergências, Peter Salama.

Esse é o nono surto de ebola, de acordo com a OMS, a atingir a República Democrática do Congo desde que o vírus foi descoberto neste país em 1976.

Sintomas

O ebola é transmitido por contato direto com o sangue e fluídos corporais de pessoas ou animais infectados. A doença causa hemorragias graves e pode ter uma taxa de mortalidade de 90%.