Crime de Ódio

PF deflagra operação de combate a crimes de ódio na internet

Ação aconteceu simultaneamente em seis estados brasileiros

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 10/05/2018 às 18:36
Materiais foram apreendidos na casa de suspeito no Recife
Materiais foram apreendidos na casa de suspeito no Recife
JC Imagem

Denominada de Operação Bratava, a ação da Polícia Federal (PF) mobilizou 60 policiais em todo País. Com o objetivo de combater crimes de racismo, ameaça, incitação ao crime e terrorismo praticados na internet. Por determinação da 14ª Vara da Justiça Federal , foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra Marcelo Mello, além de oito mandados de buscas e apreensão. A operação foi realizada em Curitiba (PR), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Vila Velha (ES) e Santa Maria (RS).

Em Recife, a PF cumpriu um mandado de busca e apreensão, no bairro dos Aflitos, na zona norte da recifense. Segundo o Chefe de Comunicação da PF, Giovane Santoro, o suspeito pode ter envolvimento com terrorismo e por isso o esquadrão anti-bombas da PF foi acionado, entretanto nenhum artefato explosivo foi encontrado. Na casa do suspeito, foram apreendidos equipamentos que podem ajudar a Polícia a encontrar outros envolvidos com a prática criminosa.

Todos os investigados devem responder pelos crimes de associação criminosa, ameaça, racismo e incitação ao crime. Indícios achados pela PF apontam que os suspeitos incentivavam a prática de crimes contra mulheres, negros e homossexuais.

Confira a reportagem de Felipe Rocha