DESCANSO

Mães de crianças com microcefalia participam de ação especial

As mães das crianças com microcefalia participaram de atividades de saúde, estética e palestras sobre cuidados com os pequenos

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 11/05/2018 às 15:44
Juliana Oliveira/ Rádio Jornal
FOTO: Juliana Oliveira/ Rádio Jornal

Elas mal têm tempo para cuidar de si mesmas. A luta constante de levar os filhos para médicos e dar toda atenção que eles precisam mudou completamente a rotina das mães que possuem crianças com microcefalia. Com o objetivo de trazer leveza a essa difícil tarefa maternal, a União de Mãe de Anjos (UMA), em parceria com o grupo Tiradentes, proporcionou, nesta sexta-feira (11), um dia diferente para as mamães, antecipando a data comemorativa, celebrada neste domingo.

A ação ocorreu na sede da instituição, que fica na Rua André Dias Figueiredo, no Barro, Zona Oeste do Recife. Durante o evento, foram disponibilizados serviços de odontologia, estética e palestras sobre cuidados com os pequenos.

Mulheres puderam aproveitar atividades de saúde e beleza
Mulheres puderam aproveitar atividades de saúde e beleza
Juliana Oliveira/ Rádio Jornal

Enquanto as mães usufruíam dessas atividades, os filhos participaram de recreação com grupos de palhaçoterapia e assistência de estudantes e professores de fisioterapia. Quem aproveitou a oportunidade foi a mãe de Izabela, de 2 anos e 5 meses, Inabela Tavares, que comemora a iniciativa. “Pra todas representa muita coisa. Porque a gente sempre tem o cuidado da criança, e falta o cuidado da mãe, aquele cuidado básico. E hoje teve tudo (...) É muito gratificante sair da rotina. A gente não tem muito tempo pra cuidar da gente mesmo”, agradeceu.

A presidente da Uma de Pernambuco, Germana Soares, é mãe de Guilherme, que tem 2 anos e meio. Ela destaca a importância dessa ação. “A importância é trazer aquele cuidado com a mãe, porque o pouco de assistência que é oferecido é voltado para a criança e as pessoas esquecem que para essa criança estar bem existe alguém que precisar estar bem. Essa pessoa geralmente é a mãe”, afirmou.

Confira os detalhes na reportagem de Kimberly Neri:

Como ajudar

Atualmente, por mês, o grupo atende quase 400 famílias. O telefone de contato para doações é o 9.9227-9939.