SAÚDE

Com estoques baixos, Hemope faz apelo para reforçar bancos de sangue

Chuvas de abril reduziram ainda mais a frequência de doações. O aumento da demanda por sangue com a proximidade das festas juninas está preocupando o Hemope.

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 15/05/2018 às 10:51
Juliana Oliveira
FOTO: Juliana Oliveira

Com a baixa no banco de sangue, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) está fazendo ações diárias para reforçar o estoque. Alguns doadores estão recebendo ligações e sendo convidados para fazer - ou voltar a fazer - as doações. O objetivo da Fundação para sensibilizar a população quanto à importância do ato.

De acordo com o Hemocentro, a frequência de doadores vem caindo a cada mês e isso compromete o atendimento às solicitações de sangue feitas pelos hospitais. Uma outra preocupação da Fundação é a proximidade das festas juninas, período em que a demanda praticamente dobra.

A diretora de Hemoterapia do Hemope, Ana Fausta, reforça que o centro precisa receber 300 doações por dia, mas esse número ainda é pequeno. "Estamos com dificuldades desde abril, um mês com muita chuva, e maio é um mês de diminuição das doações no país inteiro", diz. "A companha da vacina e muitas viroses afastam o doador e fazem com que os estoques fiquem comprometidos", completa.

O funcionário público Anderson Santos já é doador e afirma que se sente bem ajudando ao próximo. "Nós ficamos sabendo da dificuldade que o Hemope tem de recolher esse sangue para as pessoas que precisam e é gratificante demais você poder ajudar o próximo", afirma.

Para doar

Estão aptas a realizar doações todas as pessoas que esteja se sentindo bem, pesem mais de 50 kg e não tenha consumido bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas. É necessário ter entre 16 e 69 anos e apresentar algum documento com foto. Os menores de idade precisam estar acompanhados pelo pai ou pela mãe. O intervalo entre uma doação e outra é de três meses para homens e quatro meses para mulheres.

O Hemope fica na Rua Joaquim Nabuco, número 171, no bairro das Graças,ao lado do Hospital da Restauração. O atendimento é feito de segunda a sábado, inclusive nos feriados, das 7h15 e 18h30.

A Fundação também conta com outras unidades nas cidades de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Serra Talhada e Salgueiro. O telefone para agendamento é o 0800 081 1535.