VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA

Cerca de 80% dos abusos sexuais de crianças são cometidos por parentes

Ação da Polícia Civil quer estimular as pessoa que suspeitarem de abuso sexual contra crianças a denunciarem.

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 16/05/2018 às 11:15
Fotos Públicas/Imagem ilustrativa
FOTO: Fotos Públicas/Imagem ilustrativa

Em 2017, o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) registou 331 casos de violência sexual. Apenas nos três primeiros meses deste ano, já houve 100 denúncias no Recife, em Jaboatão dos Guararapes e em Paulista. No ano passado, os registros de crianças e adolescentes desaparecidos chegou a 387 casos. Saiba mais na reportagem de Matheus Sampaio:

Para informar à população sobre esta realidade, a Polícia Civil de Pernambuco está com ações para marcar o Dia de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, e o Dia Internacional da Criança Desaparecida, 25 de maio. Nesta quarta-feira (16), a ação acontece no Janga, em Paulista, com a entrega de panfletos para quem passa pelo bairro.

De acordo com o delegado e chefe do Departamento de Repressão aos Crimes contra a Criança e o Adolescente da DPCA, Admir de Oliveira, os números parecem altos, mas não refletem a realidade. "Os estudos apontam que eles representam cerca de 10% dos casos abusos sexuais. Por uma série de motivos, entre eles o medo e a vergonha medo e a vergonha, as famílias acabam não levando ao conhecimento da Polícia os casos de abuso sexual de crianças e adolescentes. E isso é muito preocupante", diz.

O delegado afirma que, em 80% dos casos, os abusos sexuais acontecem dentro da família. "Pai, padastro, avô, tio, e até irmãos são os responsáveis pela violência sexual. Quem deveria cuidar são os verdadeiros agressores das filhas, dos filhos, netas, sobrinhas, irmãs", diz. "A gente também tem casos de pastores, de professores, motoristas do transporte escolar, porteiros. A relação de confiança com a família e com a criança é grande e eles usam desta confiança para cometer os abusos", completa.

Denúncias

Qualquer pessoa pode denunciar uma suspeita de abuso sexual. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, que é um sistema nacional, e os disque denúncias locais. Na Região Metropolitana do Recife o telefone é 3421-9595. Em Caruaru, o número é 3719-4545. Também é possível fazer a denúncia pelo www.disquedenunciape.com.br.