ENTREVISTA

Fim do convênio com lotéricas gera filas e incertezas na hora de pagar a conta de luz

Desde 1º de maio, a Celpe rompeu o convênio com a Caixa que permitia o pagamento nas lotéricas. Clientes estão sem saber onde pagar as contas

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 16/05/2018 às 12:25
Fotos Públicas/Imagem ilustrativa
FOTO: Fotos Públicas/Imagem ilustrativa

Desde o dia 1º de maio, as casas lotéricas deixaram de aceitar o pagamento das faturas de energia da Companhia Energética de Pernambuco. De acordo com a Celpe, a mudança acontece devido à quebra do convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF), motivado pelo alto custo para a empresa e, futuramente, aos próprios consumidores. Enquanto cresce o número de queixas relacionadas ao encerramento do convênio, a empresa de energia elétrica afirma que está atuando para resolver o problema.

A gerente de Relações Institucionais da Celpe, Érica Ferreira, afirma que vários pontos de pagamento, como farmácias e mercadinhos, foram credenciados para receber conta de luz. Ela explica que tem se esforçado para divulgar a existência dessa rede. Ouça a entrevista completa:

Rede credenciada

“As pessoas estavam acostumadas a pagar nas lotéricas. Mas os novos pontos são próximos a lotéricas. A gente está trabalhando para evitar que o consumidor tente pagar, mas não consiga”, comenta Érica. Segundo a gerente, nos locais de recebimento das contas estão sinalizados por placas e banners. “Os estabelecimentos estão identificados, tanto no lado de fora como na área interna, com a marca da Celpe. A rede credenciada também pode receber conta de água e colocar créditos em celular”.

Embora a gerente diga que a ampliação dessa rede é do interesse da própria Celpe, muitos ouvintes da Rádio Jornal têm relatado dificuldade para efetuar a quitação do débito. Eles também afirmam que os estabelecimentos cadastrados "estão sempre fora do ar".