PSOL

Lula não enfrentou grandes privilégios do Brasil, diz Boulos

Pré-candidato à presidência da república pelo PSOL, Guilherme Boulos foi entrevistado no Debate do Super Manhã

Mayra Milenna Gomes
Mayra Milenna Gomes
Publicado em 16/05/2018 às 11:04
Foto: Luiza Falcão /Rádio Jornal
FOTO: Foto: Luiza Falcão /Rádio Jornal

Pré-candidato à presidência da república pelo PSOL, Guilherme Boulos foi entrevistado no Debate do Super Manhã, nesta quarta-feira (16), por Geraldo Freire. À Rádio Jornal, o filósofo falou sobre crise política, defendeu reforma tributária e garantiu que, caso vista a faixa presidencial, colocar o povo brasileiro no protagonismo das escolhas políticas. Ao falar sobre Lula, o político defendeu o direito do petista de concorrer nessas eleições, mas apontou o que considerou falhas no governo do ex-presidente. "O maior erro de Lula foi não ter pautado uma reforma política no governo", analisou.

Boulos acredita que vivemos uma crise profunda política, econômica, ética e de representação. "Há um abismo entre o Brasil e Brasilia, que legisla de costas para o povo. O povo não gosta de solução meia sola e precisa de uma alternativa que não tenha medo de dizer a que veio, de dialogar com o povo. É possível governar e fazer política de outro jeito, não é preciso comprar apoio do congresso", disparou.

Ouça o debate completo e baixe o podcast para ouvir quando quiser:

Presidencialismo

"É preciso combater o presidencialismo de coalizão. Eu não sou ingênuo e conheço essa turma. Nós precisamos governar de outro jeito, esse modo deu no que deu: crise de esperança, depressão política. É necessária uma mudança profunda que coloca o povo no centro do tabuleiro político, reinventar a democracia brasileira, participação popular, diminuir poder dos políticos e aumentar poder das pessoas. Se a gente não fizer isso vamos continuar refém de quem sempre esteve no poder".

Lula

"Eu concordo que Lula fez um governo que teve avanços sociais, mas que deixou de fazer muita coisa, deixou de fazer enfrentamentos e se aliou a muita gente que nunca fez nada para o povo brasileiro. Eu tenho um respeito e uma admiração enorme pelo Lula. Mas nós temos diferenças também. Não foram enfrentados os grandes privilégios. Não se fez reforma agrária. Não se fez reforma tributária. Pobre paga mais imposto do que rico neste país."

Déficit público

"Não há dúvida de que existe um déficit público no Brasil. A questão é como tratar esse déficit. O que Temer fez: 'pra acabar com déficit tem cortar das área sociais, de investimento público'. Isso não funciona aqui e em nenhum outro lugar no mundo. Se o Estado corta investimento vai ter desemprego, menos renda na sociedade e no ano seguinte a arrecadação diminui. A tentativa dele de fazer reajuste fiscal causou um reajuste do déficit, que continuou mesmo depois que ele e Meirelles cortaram tudo."

Reforma tributária

"Reforma tributária é uma questão de justiça. Hoje, no Brasil, nosso sistema é um Robin Hood ao contrário, em que pelas altas taxas de juros se tira do pobre para repassar aos mais ricos. Queremos imposto sobre operação financeira, imposto sobre grandes fortunas."