SAÚDE

Pernambuco já registrou quase 600 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave

A Síndrome pode ser causada pela gripe. Campanha de imunização segue até o dia 1º de junho

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 17/05/2018 às 11:30
Arquivo/Elza Fiúza/Agência Brasil
FOTO: Arquivo/Elza Fiúza/Agência Brasil

Em 2018, a secretaria de Saúde de Pernambuco registrou 594 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), provocada por bactérias e vírus, incluindo os causadores da Influenza. Deste total, 22 casos deram positivo para o vírus A H1N1, 11 para o H3N2 e mais um para o vírus respiratório chamado VSR.

Imunização

A companha de vacinação contra a gripe vai até o dia 1º de junho em todo o País. Devem receber a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.

De acordo com a enfermeira técnica do Programa Nacional de Imunização do Recife, Margarete de La Puente, 167 postos de vacinação fixos e alguns pontos volantes estão distribuídos na cidade do Recife para que ninguém deixe de se vacinar. Ela ressalta que, quem teve febre a menos de 3 dias, não deve tomar a vacina.

Reações adversas

Ainda de acordo com o ministério, após a aplicação da dose, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. As manifestações são consideradas benignas e os efeitos costumam passar em 48 horas.

A vacina da gripe é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.