ENCONTRO

Governadores apresentam carta aberta contra privatização da Eletrobras

Governadores da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte se reuniram no Palácio do Campo das Princesas nesta sexta-feira

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/05/2018 às 15:22
Felipe Jordão/ JC Imagem
FOTO: Felipe Jordão/ JC Imagem

Cinco governadores do Nordeste, incluindo Paulo Câmara, e o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), se reuniram no Palácio do Campo das Princesas nesta sexta-feira (18). Foram discutidos assuntos como a diminuição de investimento no Nordeste durante o governo Temer, segurança pública e a principal pauta foi a privatização da Eletrobras e as suas subsidiárias, entre elas a Chesf.

Um projeto de lei que trata do assunto está em tramitação no Congresso Nacional. Os governadores da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte apresentaram uma carta aberta intitulada "Em defesa do Federalismo e do Rio São Francisco" e elaborada durante a reunião fechada em que se posicionam contra a privatização da Eletrobras.

Os parlamentares discutiram ainda alianças eleitorais. Nesta quinta-feira (17), Fernando Pimentel jantou com o governador Paulo Câmara e esse encontro foi entendido como mais um passo para a tentativa de uma nova aliança entre PT e PSB nas próximas eleições. Segundo o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, essa seria uma orientação do ex-presidente Lula.

Mas para que essa aliança se afirme e o PT apoie a reeleição de Paulo Câmara, o PSB deveria retirar a candidatura ao governo de Minas Gerais, além de apoiar a candidatura de Lula ao Governo Federal. Esse último ponto parece ser o mais difícil, já que o PSB prefere apoiar Ciro Gomes (PDT).

Confira os detalhes na reportagem de Aline Matheus: