TRANSTORNO

Protesto de caminhoneiros: Prefeituras da RMR alteram funcionamento

O movimento dos caminhoneiros tem gerado falta de combustível na Região Metropolitana do Recife e as prefeituras estão adaptando os serviços

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 24/05/2018 às 16:29
Reprodução/ Google Street View
FOTO: Reprodução/ Google Street View

A falta de abastecimento provocada pela greve dos caminhoneiros afetou diversos serviços em municípios da Região Metropolitana do Recife. Em Paulista, entre os setores afetadas, estão saúde, educação, políticas sociais e mobilidade.

Na cidade, o funcionamento das escolas da rede municipal foi flexibilizado, de acordo com a possibilidade de deslocamento dos profissionais. A mesma situação ocorre no Samu, que só tem combustível para atendimento até esta quinta-feira (24).

Os postos de saúde da família funcionam em regime especial, e algumas unidades não têm expediente. Em algumas localidades da cidade, a coleta de lixo está comprometida desde a quarta-feira (23) e deve ser suspensa nas demais áreas ainda hoje.

Prefeitura de Olinda

Na tarde desta quinta, a Prefeitura de Olinda explicou que, em virtude dos reflexos provocados pela paralisação dos caminhoneiros, informou que as aulas na rede municipal estarão suspensas nesta sexta-feira (25). A prefeitura informo que já começa a discutir formas de reposição para não comprometer o calendário letivo.

Já a Secretaria de Saúde de Olinda avisou que os postos médicos continuam funcionando normalmente. A frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi abastecida previamente e o atendimento continua sem qualquer restrição.

A Secretaria de Transportes e Trânsito informa que os agentes de trânsito estão de plantão na sede do órgão e só devem colocar as viaturas na rua em casos de emergência, como acidentes. A suspensão se deu por causa do desabastecimento de combustível do posto de abastece os carros da secretaria.

A Secretaria de Serviços Públicos manterá o esquema de coleta de lixo nos bairros e regiões que fazem já parte da programação dos caminhões, sem causar prejuízo para a população. No entanto, o desabastecimento de combustível pode refletir em uma inevitável redução da frota.

O programa Olinda Mais Cidadania, que seria realizado neste sábado (26), em Sapucaia, foi adiado por questões de logística. O evento Na Praça com Elas, agendado para o domingo (27), em Rio Doce, também será remarcado.

Também foi adiada a inauguração da nova sede da Defesa Civil de Olinda, que estava prevista para esta sexta-feira (25.05). O órgão vai funcionar na Avenida da Integração, na Ilha de Santana. Uma nova data será marcada após a greve nacional dos caminhoneiros.

Cabo de Santo Agostinho

No Cabo de Santo Agostinho, a prefeitura informou, por meio de nota, que existe a possibilidade de suspender temporariamente alguns serviços.

Vão ser mantidos serviços essenciais ligados ao resgate e às ambulâncias, hemodiálise, radioterapia e quimioterapia. Já o transporte para pacientes que precisam de consulta, fisioterapia e exames deve ser remarcado.

A coleta de lixo não sofreu, até o momento, alteração de horários. Já o serviço de recolhimento de entulhos está suspenso até que seja normalizado o abastecimento.

Com a falta de combustíveis, as empresas que compõem o sistema de transporte público de passageiros no município reduziram também o número de viagens, priorizando os horários de pico.

Além disso, segundo a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, diversas outras secretarias também estão sendo afetadas e terão serviços reduzidos.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), por meio de nota, disse que atendimentos emergenciais podem ter o tempo de espera comprometido devido à greve dos caminhoneiros.

A nota afirma que, em função da escassez de combustível para abastecimento da frota, a empresa está priorizando as atividades de urgência e regulatórias.

O texto diz ainda que, no interior, os bloqueios em rodovias têm impedido o deslocamento de equipes de prontidão e, consequentemente, o acesso aos locais de ocorrências.