GREVE DOS CAMINHONEIROS

Aeroporto do Recife está sem combustível e voos podem ser cancelados

Apenas aviões que tem combustível suficiente para voltar a decolar estão autorizados a pousar no Aeroporto do Recife. Alguns voos já foram cancelados

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 25/05/2018 às 12:32
Foto: Arnaldo Carvalho / JC Imagem
FOTO: Foto: Arnaldo Carvalho / JC Imagem

*Com informações do JC Online

O Aeroporto Internacional dos Guararapes está sem combustível nesta sexta-feira (25), em decorrência da greve dos caminhoneiros, que perdura desde a última segunda-feira (21). No início da manhã, dos mais de 20 voos cancelados até às 10h pela companhia aérea Azul, nove tem como origem ou destino o Aeroporto do Recife, na Zona Sul. Já as outras companhias aéreas ainda não tinham tido sua programação de voos modificadas.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária(Infraero), o aeroporto segue com restrição e declarou que só pousa na pista aeronaves que têm querosene para dar seguimento ao próximo trecho. Segundo a empresa, o terminal aéreo está dependendo das carretas que saem do Porto de Suape, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR), mas que não tem uma previsão de retorno.

Em nota, a Infraero recomendou que os passageiros procurem as respectivas companhias aéreas para saber a situação dos seus voos. Já às empresas, a estatal declarou que "orienta que façam a consulta sobre a disponibilidade de combustível na origem e no destino do voo programado", explicou.

Voos cancelados

A Azul Linhas Aéreas está atualizando, em tempo real, os voos cancelados pela empresa em seu site. A companhia está disponibilizando o cancelamento ou a remarcação do bilhete para voar até dia 31 de maio para os Clientes impactados pela greve. As alterações devem ser realizadas pela central de atendimento, nos telefones 4003-1118 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-887-1118 (demais localidades).

A Gol informou que, até o momento, não registrou atrasos ou cancelamentos em decorrência do desabastecimento de combustível. Em nota, a companhia afirmou que está aplicando medidas de contingência em toda sua operação, mantendo as ações necessárias para minimizar os impactos aos seus clientes. A Gol orienta que os passageiros verifiquem a situação de seus voos, através dos canais de atendimento da companhia: site (www.voegol.com.br), aplicativo ou pelo telefone 0300 115 2121 e 0800 704 0465.

Já a Avianca também explicou que segue sem qualquer tipo de alteração ou cancelamento. A companhia informa que os clientes podem verificar possíveis atualizações por meio do site www.avianca.com.br e, no caso de qualquer alteração em suas viagens, entrem em contato com a empresa pelo número 4004-4040 para a remarcação de suas passagens, em novos voos até o dia 5 de junho, sem cobrança de taxa, nem pagamento de diferenças tarifárias.

A LATAM, informou que avalia com atenção os possíveis impactos desta contingência nos aeroportos e em sua operação aérea e, por conta disso, os clientes com partidas, chegadas ou conexões domésticas programadas para esta sexta-feira nos aeroportos de Brasília, Confins, Goiânia, Maceió e Uberlândia podem alterar seus voos sem a cobrança de taxa de remarcação e das diferenças tarifárias da passagem para nova data. Os clientes da companhia podem entrar em contato com a Central de Informações pelo 4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil.