FATALIDADE

Família aguarda liberação de corpo de jovem atacado por tubarão

José Ernesto não resistiu aos ferimentos causados pelo ataque de tubarão; o incidente aconteceu na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 04/06/2018 às 14:08
Cortesia
FOTO: Cortesia

Uma ligação na madrugada desta segunda-feira (4), encerrou com as esperanças da família pela recuperação de José Ernesto Ferreira da Silva. O jovem morreu após ser atacado por um tubarão, na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. O trecho em que o incidente aconteceu é bem próximo a um posto do Corpo de Bombeiro.

Dona Elisângela dos Anjos é mãe do garoto e comentou, muito emocionada, que o filho tinha saído de casa sem dizer para onde ia e recebeu a notícia de outro filho. Ezequiel, desesperado, teve a dura tarefa de informar que o menino, que queria ser militar, estava entre a vida e a morte.

Mãe de José Ernesto recebeu a notícia do falecimento do filho na manhã desta segunda-feira
Mãe de José Ernesto recebeu a notícia do falecimento do filho na manhã desta segunda-feira
Foto: Guga Matos/JC Imagem

Levado para o Hospital da Aeronáutica e, em seguida, transferido para o Hospital da Restauração, José Ernesto recebeu atenção de uma equipe multidisciplinar durante procedimento cirúrgico que durou 2h30, e teve a perna esquerda amputada.

De acordo com Miguel Arcanjo, diretor geral do Hospital da Restauração, o paciente não resistiu à muita perda de sangue.

Confira os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

Na saída do Hospital da Restauração, os pais do jovem de 18 anos, Reginaldo Ferreira da Silva e Elisângela dos Anjos revelaram o desejo de velar o corpo em casa, em Santo Aleixo, Jaboatão dos Guararapes. A família deseja realizar o enterro de José Ernesto nesta terça-feira (5), no Cemitério da Saudade também em Jaboatão.

Ataque é o segundo em menos de dois meses

Ataque de tubarão aconteceu no dia 15 de abril
No dia 15 de abril, Pablo Diego também foi atacado, mas sobreviveu
Bobby Fabisak/ JC Imagem

O ataque de tubarão registrado na tarde do último domingo (3) foi o segundo caso registrado em menos de dois meses. No dia 15 de abril a vítima foi Pablo Diego Inácio de Melo, de 34 anos. Ele foi atacado na perna e no braço do lado direito e precisou amputar os dois membros.

Já José Ernesto da Silva, de 18 anos, não teve a mesma sorte e morreu na madrugada desta segunda-feira (4) em decorrência da gravidade dos ferimentos.

A área onde os dois rapazes foram atacados fica em frente à igrejinha e é arriscada para banho. De acordo com o Comitê de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), os animais costumam circular pela redondeza.

Na areia, existe sinalização alertando sobre o perigo, mas mesmo assim alguns ainda insistem em entrar na água.

Populares que presenciaram o ataque ao jovem disseram que ele estava ciente do risco que corria. O ambulante Sebastião Florêncio trabalha na praia. Ele lembra que ainda aconselhou o garoto a não entrar no mar.

Vídeo flagrou momento do resgate de José Ernesto:

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o rapaz estava em uma parte mais funda do mar quando foi atacado. O major da corporação, Anderson Barros, reforça a importância do banhista a respeitar os limites do ambiente.

Confira na reportagem de Juliana Oliveira:

Com o registro deste domingo, chega a 65 o número de ocorrências nas praias de Pernambuco. E o trecho da Igrejinha de Piedade é o que concentra maior registro de ataques seguido do Acaica na Praia de Boa Viagem, no Recife.

Antes das ocorrências em piedade, tinham sido registrados três casos envolvendo tubarão em Fernando de Noronha. De acordo com as estatísticas, a maioria das vítimas está na faixa etária entre 14 e 25 anos.