incidente

Mãe de jovem morto após ataque de tubarão apela: não entrem na água

Equipe médica do Hospital da Restauração explica qual era o quadro do jovem após o ataque de tubarão. José Ernesto faleceu nesta segunda-feira

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 04/06/2018 às 9:51
Mãe de José Ernesto recebeu a notícia do falecimento do filho na manhã desta segunda-feira
Mãe de José Ernesto recebeu a notícia do falecimento do filho na manhã desta segunda-feira
Foto: Guga Matos/JC Imagem

Na manhã desta segunda-feira (4), a mãe do jovem José Ernesto Ferreira da Silva, 18 anos, que faleceu após ser vítima de um ataque de tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, falou pela primeira vez com a imprensa após a confirmação da morte do filho. Elisângela dos Santos disse que o filho saiu de casa sem avisar para onde iria e que eles souberam do ataque por telefone. Elisângela disse ainda que o filho sonhava em ser militar. Saiba mais na reportagem de Rafael Carneiro:

Ela diz que o filho tinha costume de ir para a capoeira e para a praia escondido dos pais. "Na praia e em outros cantos ele ia com os amigos, mas nunca dizia 'mainha eu vou' porque sabia que mainha e painho iam dizer não", diz. Elisângela lembra que, no dia das crianças em 2017, a família havia visto um tubarão na água desta mesma praia.

José Ernesto Ferreira da Silva estava tinha 18 anos e estava na praia com o irmão e amigos
José Ernesto Ferreira da Silva estava tinha 18 anos e estava na praia com o irmão e amigos
Cortesia

Emocionada, a mãe de José Ernesto apela para que as pessoas parem de entrar no mar neste local. "Eu peço a vocês que não entrem na água, por mais que vocês cheguem na areia, não entrem na água", disse. "O tubarão agora é a vez dele. O lugar deles não é a água? Deixem eles lá. A gente sobrevive na areia, fiquem na areia", afirmou.

Relembre o caso

José Ernesto Ferreira da Silva, 18 anos, estava na Praia de Piedade com o irmão e alguns amigos, na tarde desse domingo (4) quando aconteceu o ataque. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima foi encaminhada primeiramente para o Hospital da Aeronáutica, na Zona Sul do Recife, e depois transferida para o Hospital da Restauração. O jovem faleceu às 4h05 de hoje em decorrência da gravidade dos ferimentos.

O diretor médico do Hospital da Restauração, Miguel Arcanjo, afirma que José Ernesto chegou ao hospital com uma perda de sangue muito intensa. A equipe de plantão que atendeu o jovem era composta por 8 médicos e a cirurgia se estendeu por 2h30. "A lesão traumática pela mordida do tubarão foi extremamente extensa e a cirurgia foi feita para conter a hemorragia, mas, infelizmente, ele não conseguiu reagir ao tratamento", explica.

Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu),mordida atingiu a perna esquerda e parte das genitais. Antes de falecer, José Ernesto teve o fêmur e parte do pênis amputados com a mordida do animal, além de duas paradas cardíacas.

Ataques em Pernambuco

Desde quem os ataques começaram a ser monitorados, em 1992, este foi o caso de número 65 em Pernambuco e aconteceu na área de mais incidência de ataques de tubarão, na altura da igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, que já contabiliza 12 ataques. O segundo lugar, com sete ataques, é Acaiaca, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.