REGIME FECHADO

Presos já estarão no presídio de Itaquitinga amanhã, diz secretário

As atividades começaram nesta segunda. Presídio de Itaquitinga tem capacidade para mil presos, mas, inicialmente, vai receber 50

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 18/06/2018 às 9:15
Foto: Guga Matos/JC Imagem
FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem

Em entrevista à Rádio Jornal, o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, afirmou que o início das atividades do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte do Estado, deve ser concluído nesta terça-feira (19). O primeiro presídio do complexo tem capacidade para 1000 detentos e vai receber, inicialmente, 50 internos condenados, com processos que não cabe mais recursos, que vão cumprir penas definitivas.

Pedro Eurico afirma que o presídio de Itaquitinga já havia sido entregue por Paulo Câmara em janeiro, mas estavam sendo feitas alterações, por isso só agora os presos estão chegando. De acordo com o secretário, a transferência dos detentos será feita aos poucos porque é uma transação de alta periculosidade.

Mudança no sistema

Pedro Eurico afirma que a inauguração do complexo corrobora com uma nova fase de distribuição de detentos no sistema prisional do estado. Ele quer separar os internos de acordo com o grau de periculosidade do crime, se já houve condenação, se o delito envolveu violência contra outra pessoa. Isso tudo para evitar que os presídios continuem sendo um local em que os detentos entram por um crime de menor potencial ofensivo e acabam integrando quadrilhas perigosas. "Vamos acabar com esse negócio de misturar presos temporários, definitivos, apenados e esperando julgamento", afirmou.

Complexo de Araçoiaba

O secretário de Justiça e Direitos Humanos também comentou sobre o Complexo de Araçoiaba, que terá 7 presídios, e está sendo construído próximo ao bairro de Aldeia, em Camaragibe. De acordo com Pedro Eurico, até o fim do mês, as obras, que foram paradas por falta de repasses, serão retomadas. O secretário explica que o complexo tem capacidade para 3.270 presos e deve ficar pronto até o fim do ano.