ACIDENTES

Levantamento do DPVAT mostra aumento no número de acidentes fatais

Os acidentes de moto representam 75% das indenizações do Seguro DPVAT

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 19/06/2018 às 13:34
Foto: Bernardo Soares/Acervo JC Imagem
FOTO: Foto: Bernardo Soares/Acervo JC Imagem

Dados do boletim estatístico de maio da Seguradora Líder, que administra o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, mais conhecido como Seguro DPVAT, apontam um aumento no número de indenizações por acidentes fatais. De acordo com o balanço, houve um crescimento de 7% em relação aos cinco primeiros meses de 2017.

O estudo também aponta como destaque o grande número de acidentes com motocicletas. Mesmo representando 27% da frota nacional, esse tipo de acidente soma 75% das indenizações concedidas pelo seguro. Saiba mais na reportagem de Felipe Pessoa:

Para o coordenador executivo do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto de Pernambuco, João Veiga, a imprudência dos condutores pode ser apontada como a grande responsável pelos acidentes. “Se você pegar a causa de todos os acidentes, vai ver que a imprudência é quase unânime. A imprudência é a mãe dos feridos e dos mortos também”, diz.

Orientação e blitzes educativas

O gerente da Escola Pública de Trânsito, Ivson Correia, destaca que boa parte das ações do Detran em Pernambuco está relacionada aos motociclistas. Para tentar reverter a situação, o órgão promove, desde 2015, a Caravana Detran nos Municípios.

A ação percorre cidades em todo o estado e oferece serviços de conscientização, como formação de professores e blitzes educativas. O projeto é uma parceria do Detran com empresas privadas e órgãos públicos, como bombeiros e prefeituras.

Para participar das atividades, os condutores devem ficar atentos a informações divulgadas no site www.detran.pe.gov.br.