cédulas

PF alerta sobre dinheiro falso em circulação no Recife

Comércio superaquecido devido às festividades juninas, férias e Copa do Mundo estimula falsificadores

Mayra Milenna Gomes
Mayra Milenna Gomes
Publicado em 19/06/2018 às 8:22
Foto: Divulgação/Polícia Federal
FOTO: Foto: Divulgação/Polícia Federal

Tendo em vista o comércio superaquecido devido às festividades juninas, férias e Copa do Mundo, a população deve ficar atenta quanto aos cuidados na identificação de cédulas na hora de receber o troco após compras realizadas onde há grande movimentação e aglomeração de pessoas. De acordo com a Polícia Federal, essa é a época do ano que falsários costumam passar dinheiro sem valor comercial. Geovani Santoro, assessor de comunicação da Polícia Federal, esclarece que o cuidado com dinheiro falso deve ser redobrado também nas cidades do Interior, onde o comércio crescente atrai milhares de pessoas para shows e eventos e, no vai e vem e de pessoas nos polos de animação, a tática dos criminosos acaba dando certo.

Ouça informações com Juliana Oliveira:

Só neste último fim de semana, duas pessoas no Recife compareceram à polícia porque receberam notas de R$ 100 falsas. Elas alegaram que o dinheiro foi repassado no comércio local. Algumas dicas são válidas na hora de receber o troco como, por exemplo, prestar atenção na textura, na numeração e na marca d'água da cédula. "A textura de uma nota falsa costuma ser lisa e numa verdadeira ela é áspera. Passando a mal por cima é possível sentir a saliência dos itens de segurança. Na falsa, as cores não são vivas e vibrantes", diz Santoro.

O que fazer

Em caso de recebimento de notas falsas, as pessoas devem entregá-las em qualquer banco e procurar a sede da Polícia Federal, que fica na Avenida Cais do Apolo, no Recife Antigo. Quem não devolver o dinheiro poderá responder pelos crimes de guardar, adquirir ou colocar moeda e cumprir penas que variam de três a 12 anos de reclusão, além de multa.

Notas falsas
É importante prestar atenção na textura, na numeração e na marca d'água da cédula
Foto: Divulgação/Polícia Federal