COMBUSTÍVEL

Liminar do TRF pode auxiliar na redução do preço do etanol

Decisão do TRF-5 permite que produtores de álcool de Pernambuco, Alagoas e Sergipe negociem etanol diretamente da usina para vendedores

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 27/06/2018 às 16:12
Foto: Pixabay/Reprodução
FOTO: Foto: Pixabay/Reprodução

Os consumidores pernambucanos devem contar em breve com uma redução no preço do etanol. O motivo é uma liminar concedida nesta terça-feira (26) pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Na decisão, os produtores de álcool de Pernambuco, Alagoas e Sergipe ganharam o direito de negociar etanol diretamente da usina para vendedores, sem precisar de intermediação de distribuidoras de combustíveis. Na prática, isso pode diminuir o preço final do produto.

A expectativa é que os produtores possam negociar livremente os preços já no início da próxima safra de cana de açúcar, em agosto, como conta o presidente do Sindaçúcar em Pernambuco, Renato Cunha.

Confira os detalhes na reportagem de Felipe Pessoa:

Para Renato Cunha, a liminar abre espaço para um novo tipo de concorrência, já que os revendedores vão poder optar entre este tipo de negociação ou a já existente, que conta com a mediação de distribuidoras.

A liminar ainda estipula que não haja qualquer punição por parte da Agência Nacional de Petróleo (ANP) contra os produtores que optarem pela nova modalidade.