RELIGIÃO

Festa de São Pedro celebra padroeiro dos pescadores em Brasília Teimosa

Cortejo terrestre e procissão marítima encerram a festa de São Pedro, o primeiro Papa da Igreja Católica

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 29/06/2018 às 12:25
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

As comemorações do Dia de São Pedro, celebrado nesta sexta-feira (29), começaram cedo na Capela que leva o nome do Santo em Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. Uma missa campal presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, reuniu centenas de fiéis em homenagem ao primeiro Papa da Igreja Católica. "São Pedro foi aquele que foi escolhido por Jesus para ser o líder, o seu sucessor. É o representante visível de Jesus na Terra", diz. "Por isso hoje é o dia que rezamos pelo Papa, pedimos a Deus que ele continue bem a missão de Pedro", completa.

Dom Fernando Saburido lembra ainda que São Pedro era pescador, uma pessoa simples, escolhido por Jesus para ser o líder dos apóstolos. "Uma pessoa que teve as suas virtudes, mas também as suas fraquezas. Ele nos mostra que nos podemos superar as nossas dificuldades quando acreditamos no poder de Deus", afirma.

Após a celebração, foi servido um café da manhã comunitário. Muitos fiéis e a comunidade do bairro acompanham a programação da festa de São Pedro, que este ano completa 61 edições. Edson Gomes e Aroldo Duarte são da colônia de pescadores e todos os anos acompanham a festa. "São Pedro é o padroeiro dos pescadores e nós, quando vamos entrar no mar, sempre pedimos permissão a ele, que é o mestre do mar. Proteção, pesca, bons frutos, tudo pedimos a ele", diz Edson.

Procissão

Às 14h, os pescadores sairão em procissão da Praça de São Pedro. O cortejo passa pela Avenida Brasília Teimosa, Rua Comendador Morais, Rua Dagoberto Pires, Rua Arabaiana, encerrando na Rua Badejo. O percurso marítimo será realizado por 20 barcos, que carregam a imagem do Santo até o alto mar.