POLÍTICA

Presidente da Alepe por seis mandatos, Guilherme Uchoa morre aos 71 anos

Guilherme Uchoa faleceu durante a madrugada desta terça-feira após um agravamento de um edema pulmonar agudo, seguido de uma parada cardíaca

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 03/07/2018 às 7:20
Foto: Arquivo/JC Imagem
FOTO: Foto: Arquivo/JC Imagem

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PSC), de 71 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (03), após um agravamento de um edema pulmonar agudo, seguido de uma parada cardíaca. O político estava hospitalizado desde o último domingo (1º) no Hospital Português, no bairro do Paissandu, área central do Recife.

De acordo com a assessoria da Alepe, o deputado faleceu por volta das 4h. Uchoa estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com um quadro de pneumonia decorrente de broncoaspiração. Saiba mais na reportagem de Rafael Carneiro:

O presidente da Alepe teria passado mal e sido levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz de Rebouças, em Igarassu. Em seguida, teria desmaiado e foi conduzido para o Hospital Português.

Carreira

Natural da cidade de Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, o presidente da Alepe deixa esposa, dois filhos e seis netos. Guilherme era formado pela Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco, e em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. O deputado foi escrivão da Polícia Civil e era aposentado como juiz de Direito. Como magistrado, Uchoa atuou nas comarcas de Palmeirina, Angelim, Riacho das Almas, Caruaru, Cumaru, Goiana, Olinda e Recife.

Guilherme Uchoa estava no sexto mandato de deputado estadual. Ele presidia a Alepe pela sexta vez consecutiva. Juiz aposentado, Uchoa ocupou o cargo de governador de Pernambuco por pelo menos cinco vezes, durante viagens dos ex-governadores Eduardo Campos, João Lyra Neto e do atual governador Paulo Câmara.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, destacou a importância política do ex-deputado. "Foi um grande parceiro, uma pessoa que sempre ajudou o Governo de Pernambuco a aprovar projetos importantes na Assembleia Legislativa", disse. "É uma perda que Pernambuco tem. Eu estou muito solidário à família", completa.

Último boletim

Nessa segunda-feira (2), o deputado Gulherme Uchoa teria apresentado uma evolução clínica e laboratorial satisfatória. As informações foram divulgadas pelo Hospital Português, durante a tarde. De acordo com a unidade de saúde, o quadro clínico estava sob controle médico, mas o deputado permanecia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Despedida

O velório acontece na Alepe a partir das 10h desta terça-feira (3). O sepultamento será realizado mo Cemitério de Igarassu.

*Com informações do JC Online