COPA DA RÚSSIA

Seleção Brasileira perdeu para a Bélgica apenas uma vez em 55 anos

As duas seleções só se encontraram uma vez em Copas do Mundo. Brasil e Bélgica se enfrentaram pela última vez em 2002

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 03/07/2018 às 9:41
Foto: Divulgação/Fifa
FOTO: Foto: Divulgação/Fifa

Após vencer o México nessa segunda-feira (2), a Seleção Brasileira foi classificada para as quartas de final da Copa do Mundo pela sétima vez consecutiva. Na próxima sexta-feira (6), Brasil e Bélgica fazem o seu quinto confronto na história do futebol mundial, sendo o segundo em Copas do Mundo. Nas quatro partidas que disputaram, o Brasil perdeu apenas uma vez.

Confrontos

Até as quartas de final da Copa da Rússia, as duas seleções se enfrentaram em apenas uma partida oficial. Foi na campanha do pentacampeonato, em 2002, quando o Brasil teve um duro difícil jogo contra os "Diabos Vermelhos". O confronto marcou a passagem brasileira pelas nas oitavas de final e venceu por 2X0, com um gol de Rivaldo e um de Romário.

Os outros três jogos disputados entre as duas seleções até agora foram amistosos. O primeiro aconteceu em 1963, em Bruxelas, na Bélgica. A dona da casa goleou o Brasil por 5X1, com três gols de Jacques Stockman. A seleção então bicampeã do mundo fez o gol de honra com Quarentinha.

Dois anos depois, o Brasil devolveu a goleada no Maracanã. Desta vez, por 5X0. A festa ficou completa com três gols de Pelé. Flávio Minuano e Rinaldo completaram o placar.

Mais de 20 anos depois, Brasil e Bélgica se enfrentaram novamente. O amistoso aconteceu em outubro de 1988 na Antuérpia, e terminou em 2X1. O Brasil
abriu 2X0 contou com gols de Geovani, e Leo Clijsters diminuiu para os belgas.

Ranking

A Bélgica está entre as oito melhores seleções do mundo pela terceira vez na história, mas seu desempenho em Copas é questionável. Disputou a semifinal em 1986, quando foi eliminada pela Argentina por 2X0. Em 2014, avançou até as quartas e também foi eliminada pela Albiceleste.

O Brasil tem cinco campeonatos mundiais (1958, 1962, 1970, 1994, 2002). É a única seleção a disputar todas as 21 edições da Copa do Mundo, além de ser a única a a conquistar um mundial em três continentes distintos. Desde 1994, o Brasil não é eliminado antes das quartas de final. Ao mesmo tempo, o Brasil nunca venceu uma Copa sendo o País-Sede, além de amargar o 7X1 da Copa de 2014.

Até ontem, estava empatada com a Alemanha em número de gols. Com a vitória sobre o México, o Brasil agora lidera o rankig e é a Seleção que mais fez gols em mundiais, com 228 gols. A Alemanha tem 226 gols contra 137 da Argentina, pela Itália, com 128, e pela França, que tem 113.