insetos

Acidentes com escorpião em Pernambuco aumentaram nos últimos três anos

Morador que observar presença de escorpiões deve solicitar uma visita da vigilância ambiental ao imóvel

Mayra Milenna Gomes
Mayra Milenna Gomes
Publicado em 13/07/2018 às 15:42
Foto: Pixabay
FOTO: Foto: Pixabay

Dados do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) apontam um crescimento no número de atendimentos relacionados a acidentes com escorpião em Pernambuco nos últimos três anos. O cálculo se refere apenas aos casos registrados pela central telefônica no 0800.722.6001. Em 2016, foram contabilizados 1.186 atendimentos, já em 2017 foram 1.326. Nos primeiros seis meses deste ano, 674 atendimentos relacionados ao escorpianismo foram feitos contra 610 no mesmo período do ano passado.

O escorpião pode aparecer em qualquer lugar, mas no Recife a vigilância ambiental tem uma atenção especial nas áreas de morro, como a Zona Norte. O morador que observar a presença de escorpiões na residência deve solicitar uma visita ao imóvel, como explica o gerente de vigilância ambiental do Recife, Jurandir Almeida.

Ouça informações com Nathália Hermosa:

O que fazer

Ao ser picado por um escorpião é importante procurar orientação médica. No caso de crianças, é preciso ter uma atenção maior. Pode ser necessário o uso de soro. Apenas após a indicação médica, o soro está disponível no Hospital da Restauração, no Recife, Hospital Jaboatão-Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, e Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão.

No interior, o paciente será encaminhado para os hospitais regionais de Limoeiro, Palmares, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina, além do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Para adultos, não há indicativo para soro. Esse público deve procurar o serviço de saúde mais próximo de casa para tratar apenas a dor.

Dúvidas podem ser tiradas pelos seguintes telefones: 0800.281.1520 ou 0800.722.6001.