MUNDO

Meninos tentaram cavar buraco para sair de caverna na Tailândia

Os garotos e seu treinador firam presos em uma cavidade situada a quatro quilômetros da entrada da caverna, no norte da Tailândia

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/07/2018 às 13:13
Agência EFE
FOTO: Agência EFE

Passados dez dias do fim de um drama, os 12 meninos da Tailândia que foram resgatados, junto com seu treinador, de uma caverna no norte da Tailândia, contaram que tentaram cavar um buraco em busca de uma saída antes de serem localizados por mergulhadores. A afirmação foi dada desta quarta-feira (18) durante entrevista coletiva.

Eles passaram nove dias até serem resgatados e, nesse tempo, segundo um dos garotos, eles chegaram a cavar "três ou quatro metros" em busca de uma saída da gruta. Eles estavam em uma cavidade situada a 4 quilômetros da entrada da caverna.

Outro menino descreveu como "milagroso" o momento em que foram localizados. Durante esses 9 dias, os meninos ficaram sem comer e beberam a água que escorria pelas paredes da caverna, explicou o treinador, Ekapol Chantawong, que também ficou preso na gruta.

Outros meninos afirmaram que não sentiram fome em um primeiro momento, mas que depois de 48 horas começaram a se sentir cansados e fracos.

Os 12 meninos, que têm entre 11 e 16 anos de idade, e Ekapol, de 26, entraram na caverna durante uma excursão em 23 de junho e ficaram presos depois que a gruta foi inundada pelas chuvas de monção até seu resgate entre os dias 8 e 10 de julho.

As equipes de busca e resgate, que chegaram a somar mais de mil pessoas, os sedaram e transportaram em macas e sob a água nos lances inundados até a saída.

Durante os trabalhos, um ex-mergulhador da Marinha tailandesa morreu após ficar sem oxigênio. Saman Kunan, de 38 anos, havia levado suprimentos para as vítimas, mas ficou sem oxigêncio quando retornava para a entrada da caverna Tham Luang. Após saírem da caverna, os garotos prestaram homenagem ao profissional.

Após o resgate, o grupo ficou internado no hospital Prachanukroh, de Chiang Rai, a capital da província homônima. Os médicos indicaram que os meninos recuperaram força mental e física suficientes para retornarem às suas casas. O governo tailandês recomendou ao grupo que volte para sua vida normal e evite se transformar no foco dos meios de comunicação.

Resgate

Os 12 meninos e o treinador estavam em um trecho que tem entre 800 metros e um quilômetro de profundidade. O percurso do ponto onde estavam até a entrada da caverna dura 6 horas. 90 mergulhadores participaram do resgate: 50 estrangeiros e 40 tailandeses. Ao todo, mais de mil pessoas fizeram parte da operação.