ASTRONOMIA

Recife será a melhor capital para assistir ao maior eclipse do século


Da praia será possível assistir ao eclipse lunar a olho nu na próxima sexta-feira

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 23/07/2018 às 12:36
Foto: Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil
FOTO: Foto: Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil
Leitura:

Os amantes da astronomia já podem comemorar. Sim, às 17h15, da próxima sexta-feira (27), os recifenses terão uma vista privilegiada para assistir maior eclipse do século. Segundo o astrofísico Gustavo Rojas, que conversou pelo portal G1, quanto mais ao leste do continente, melhor de ver o fenômeno. Por este motivo, a Veneza brasileira, por estar na ponta do País, terá a melhor visão do fenômeno.

Para se ter uma ideia, da praia, por exemplo, será possível assistir ao eclipse lunar a olho nu, mas claro que com um binóculo pode ajudar mais. Neste eclipse da Lua, a Terra, Sol e o satélite estarão alinhados, mas com o planeta bem no meio formando uma sombra.

Recomendações

Para os interessados pelo evento, recomenda-se que procure ligares abertos, com horizonte livre e com menos luz, por exemplo, a praia. Do Marco Zero, a visualização também deve ser boa, apesar da luz.

Outras partes do mundo terão uma visão ainda melhor, como é o caso da África e da Europa. Seus habitantes, e visitantes, poderão acompanhar a melhor fase do fenômeno, com quase 4 horas de duração.


Mais Lidas