RECIFE

Polícia deflagra operação contra suspeitos de homicídios na Zona Sul

A Operação Engenho cumpre 12 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão no Recife, Camaragibe e Jaboatão

Elaine Santana
Elaine Santana
Publicado em 24/07/2018 às 5:47
Reprodução/Google Maps
FOTO: Reprodução/Google Maps

A 29° Operação de Repressão Qualificada, denominada de ‘Engenho’, foi desencadeada na manhã desta terça-feira (24) com o objetivo desarticular uma associação criminosa voltada às práticas de homicídios, tráfico de drogas e comércio ilegal de armas no Ibura, na Zona Sul do Recife.

Foram cumpridos 12 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Camaragibe, Recife e Jaboatão. Saiba mais na reportagem de Rafael Carneiro:

De acordo com a Polícia Civil, as investigações contra o grupo começaram a serem feitas após a morte do estudante de Administração, Heytor Cavalcanti, de 22 anos, que foi vítima do crime de latrocínio, roubo seguido de morte, em junho de 2017.

Mandatos

Segundo o Chefe da Polícia Civil, Joselito Amaral, dos 12 mandados de prisão já cumpridos, cinco foram realizados contra suspeitos que já estão presos. “As ordens para as ações dessa organização criminosa partiam de dentro do presídio, onde estava o líder desse grupo”, explicou.

Durante esse período de investigação, foram registrados 10 homicídios relacionados aos criminosos, mas outros também foram evitados pela polícia. Joselito afirma também, que os assaltos praticados pelos suspeitos serviam para a capitalização do tráfico de drogas na região de atuação do grupo, no Ibura.

Na operação, foram apreendidos drogas e armas. Todos os mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca do Recife.

A operação, que envolveu 100 agentes policiais, foi coordenada pela Diretoria Integrada Especializada (DIRESP) e supervisionada pela Chefia da Polícia Civil. Os detalhes sobre a operação serão divulgados nesta quarta-feira (25).