
Em entrevista à Rádio Jornal, o Cônsul Honorário de Malta em Recife, o cientista político Thales Castro, afirmou que o Brasil precisa tomar atitudes mais enfáticas para demonstrar indignação contra as violações dos direitos humanos na Nicarágua. O Professor Doutor, que é presidente da Sociedade Consular em Pernambuco (SCP), falou sobre o assassinato de Raynéia Gabrielle Lima, estudante de medicina metralhada quando voltava da universidade na Nicarágua na noite da última segunda-feira (23).
"O assassinato bárbaro dessa pernambucana, que era jovem, tinha sonhos e queria mudar o mundo através da medicina, amputa a família dela", completa. Ouça a entrevista completa:

Em resposta ao assassinato de Raynéia e à crise da segurança pública na Nicarágua , o Brasil convocou o embaixador do País em Manágua. De acordo com Thales Castro, essa é uma manifestação já esperada e "deveria ter sido mais incisiva". Para o cientista político, o Brasil deveria ter sido mais enfático ao demostrar indignação com a morte da estudante. "Na linguagem diplomática, retirar o embaixador mostra reprovação de um ato ocorrido no País. Mas eu acho muito pouco", diz.
Para o cônsul, o Brasil tem uma figura de liderança na América Latina e deveria ser mais enfático no combate aos desrespeitos aos direitos humanos na Nicarágua, sem quebrar as hierarquias diplomáticas e o princípio da soberania. "O Brasil precisa ter posturas mais claras e proativas. O país ainda tem uma postura muito reativa, toma posição depois que o fato acontece", diz.
Entenda o caso
A estudante de medicina Raynéia Gabrielle Lima, de 31 anos, foi morta a tiros na noite da última segunda-feira (23) em Manágua, capital da Nicarágua. O País enfrenta uma onda de protestos que pedem a saída do presidente Daniel Ortega, que está no cargo desde 2006 e reformou a constituição para permitir sucessivas eleições.
Segundo informações de amigos, a pernambucana, de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, não participava de nenhum tipo de manifestação no país. O namorado da pernambucana teria saído do carro gritando que eles não participavam de nenhum grupo. Logo após, os atiradores fugiram.
Votos de pesar
Em nota enviada à imprensa nessa terça, a Sociedade Consular em Pernambuco (SCP) emitiu nota externando os votos de pesar pelo assassinato brutal de Raynéia Gabrielle. A Sociedade Consular advoga que os princípios da justiça devem prevalecer na forma de uma apuração rigorosa e ágil punição dos responsáveis. A SPC afirma ainda que está à disposição da família.