MEIO AMBIENTE

Voluntários retiram lixo em trecho de mangue na bacia do Pina

A ação foi realizada nesta quinta-feira (26), quando é lembrado o Dia Mundial do Manguezal

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 26/07/2018 às 14:08
Bobby Fabisak/ Rádio Jornal
FOTO: Bobby Fabisak/ Rádio Jornal

Um trecho de mangue da bacia do Pina, na Zona Sul do Recife, recebeu a visita de voluntários muito engajados em manter assegurada a riqueza de um ecossistema muito importante para a vida marinha. Eram pescadores com seus barcos, moradores do entorno do Rio Mar Shopping e crianças da escola do mangue que aproveitaram o Dia Mundial do Manguezal, lembrado nesta quinta-feira (26), numa ação de retirada de resíduos da faixa de areia e da lama.

A iniciativa faz parte do projeto Jogando Limpo com o mangue, que já ocorre há 5 anos, com a parceria com instituto JCPM de Desenvolvimento Sustentável e Rio Mar, Emlurb, Compesa, Fundação Mamíferos Aquáticos e a Colônia de Pescadores Z1.

Denielly Halinsky, gerente de marketing do Rio Mar Shopping falou sobre a iniciativa. “O objetivo é de que a conscientização é dia a dia, tem que ser um dia a dia sustentável não apenas na data, que tem uma simbologia e é comemorativa”, destacou.

Durante a visita crianças participaram do plantio de mudas de pau brasil no mangue, como uma compensação pela emissão de gás carbônico.

Exposição

Na programação do Dia Mundial do Manguezal, o Rio Mar Shopping ainda oferece exposição sobre o mangue e, a partir das 20h, a banda Cascabulho se apresenta no piso L3 do mall.