ESPETÁCULO

Peça com atriz trans é realizada em Garanhuns sob forte tensão

organizadores da peça receberam cópia de um novo mandado determinando a suspensão do espetáculo da grade do FIG

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 27/07/2018 às 23:31
Foto: Bruno Albertim/JC
FOTO: Foto: Bruno Albertim/JC

Após ter sido cancelada de última hora da programação oficial do 28º Festival de Inverno de Garanhuns, a peça teatral “O evangelho segundo Jesus Cristo, a rainha do céu”, foi realizada na cidade, sob tensão. Depois da primeira apresentação, os organizadores receberam um mandado de segurança determinando a suspenção do espetáculo.

O desembargador concluiu que a “peça viola o direito líquido e certo ao sentimento religioso, ao retratar Jesus Cristo indevidamente”. No começo da noite da sexta, Márcia Souto, presidente da Fundarpe, recebeu a notificação. “Lamentamos a mudança da Justiça em tão pouco tempo, mas não temos como não acatá-la ou incorreríamos em crime de desobediência”, justificou.

Mesmo com a retirada do apoio oficial do FIG, a segunda sessão aconteceu de maneira independente pelos produtores e organizadores. Durante a apresentação iniciada às 21hs, cerca de 40 policiais em sete viaturas foram até o local junto com um oficial informar sobre a nova proibição. Houve exaltação de ânimos e discursos entre os presentes. No papel de Jesus Cristo, Renata Carvalho deu continuidade em uma área aberta, sob chuva. Parte dos que estavam presentes começaram a gritar em tom de protesto chamando a Fundarpe de facista.