eleições 2018

Saiba importância e como funciona trabalho dos deputados estaduais

Todas as decisões tomadas pelo governador precisam passar, antes e depois, pelos 49 deputados estaduais

Mayra Milenna Gomes
Mayra Milenna Gomes
Publicado em 30/07/2018 às 8:42
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
FOTO: Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

Você lembra em quem votou para deputado? Se sente representado pelos políticos? Você acredita que vale a pena votar? O eleitor esquece, a maioria não acompanha, mas não deveria ser assim. As decisões tomadas por deputados e senadores interferem na vida de todos, refletem nas contas do fim do mês e a cada imposto que é pago. Mas, qual a relação entre deputados estaduais e governador? Nas ruas, muita gente tem dúvida. O cientista político Maurício Romão explica como é a relação do Poder Legislativo com o Executivo.

O voto para escolher os deputados é muito importante. As decisões tomadas pelo governador precisam passar, antes e depois, pelos 49 deputados estaduais. Eles interferem no funcionamento de cada serviço em áreas fundamentais como saúde e educação. Passa também pela Assembleia Legislativa a qualidade das rodovias que cortam o Estado, a segurança na hora de andar pelas ruas… Tudo depende dessa parceria.

Ouça as informações com Carlos Gamboa:

O trabalho deve funcionar assim: na população surgem as necessidades, os problemas que precisam de solução. Os deputados estaduais sugerem a saída em forma projeto de lei. Depois de discutido nas comissões, se aprovado, o projeto segue para o governador, que pode aceitar, sugerir mudanças ou negar o que foi proposto.

Leis

Quando tudo é finalmente resolvido, o projeto vira lei. Também é papel dos deputados estaduais fiscalizar as ações do governador. Mas, o problema é quando há conflito de interesses e a população não se sente representada. O cientista político Maurício Romão reconhece que a prioridade dos deputados não está em sintonia com o sentimento da maioria das pessoas.

Para o estudante Samuel Elias, de 18 anos, o papel dos políticos é tão essencial quanto a contribuição dos eleitores nas decisões de cada um deles. Ele vai votar pela primeira vez e faz questão de escolher os representantes.