RADAR

Silvio Meira aponta os caminhos para a inovação no Brasil

Cientista abordou a inovação no espaço urbano na coluna Inovação desta segunda (30)

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 30/07/2018 às 19:47
Rádio Jornal
FOTO: Rádio Jornal

O cientista Silvio Meira está todas as segundas-feiras à frente da coluna Inovação, na Rádio JornalO cientista Silvio Meira está todas as segundas-feiras à frente da coluna Inovação, na Rádio Jornal

Rádio Jornal

Na coluna Inovação desta segunda-feira (30), no programa Radar, da Rádio Jornal, Silvio Meira abordou a inovação dentro do espaço urbano. Apesar do povo brasileiro ser considerado um dos mais criativos do mundo, as cidades no país pontuam mal na maioria dos rankings globais de inovação.

“É preciso a gente entender que a competição global na economia do conhecimento, é uma competição entre pessoas organizadas, pessoas estruturadas ao redor de instituições. É uma competição de performances simbólicos. Pessoas manipulando, sistemas, métodos, processos, criando tipos de teorias, criando coisas que estão vagamente ligados a economia de produtos e a indústria que existia no passado. As cidades foram montadas para trazer as pessoas para perto das industrias na verdade”, disse Silvio.

Sobre o papel das políticas governamentais no que diz respeito ao desenvolvimento da inovação, Silvio Meira explica que as políticas são inconstantes e caóticas.

“Tem sempre múltiplos planos para fazer a mesma coisa e ninguém sabe qual é o plano que se está fazendo... Uma coisa que a gente precisa o Brasil para se tornar mais competitivo como país e como cidades dentro do país, é constância, é estabilidade. Essa é uma inovação que o país precisa”, completou.

Ouça a coluna, na íntegra:

Silvio Meira é cientista, professor doutor de ciência da computação, empreendedor, fundador do CESAR e presidente do conselho do Porto Digital. Ele está nas ondas da Rádio Jornal todas as segundas-feiras, às 19h, à frente da coluna Inovação, do programa Radar, com Wagner Gomes.