ELEIÇÕES

Candidatura de Marília Arraes estaria descartada após PT e PSB fecharem aliança

A informação sobre a saída de Marília Arraes da disputa foi dada pelo Blog de Jamildo

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 01/08/2018 às 15:08
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

De acordo com informações do Blog do Jamildo, a Executiva Nacional do PT acertou, nesta quarta-feira (1º), a aliança com o PSB, partido do governador Paulo Câmara e do prefeito do Recife, Geraldo Júlio. A aliança entre as siglas elimina a candidatura da vereadora do Recife ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes.

O comando do partido aceitou como entendimento entre os dois partidos a tese da neutralidade do PSB nestas eleições.

O PT havia exigido que o PSB nacionalmente aceitasse uma aliança com o PT de Lula, mas as divisões internas do partido em favor de Ciro Gomes, em alguns estados, impediram a união. Aqui, Paulo Câmara defendia o voto em Lula. Em São Paulo, o governador Márcio Franca pedia a neutralidade, facilitando que as costuras estaduais.

“A decisão já foi tomada pela Executiva Nacional. Estamos esperando apenas a resolução (formal neste sentido)”, informou uma fonte ao blog.

Luciana Santos seria vice de Paulo Câmara

Nestas negociações entre o PT e o PSB, o PC do B de Luciana Santos também jogaria um papel relevante, indicada para o cargo de vice na chapa de Paulo Câmara.

Não se trata de ação isolada. No plano nacional, defendendo a mesma tese da neutralidade, o PC do B retiraria a candidatura da comunista Manuela Dávila e a indicaria como vice na chapa do PT.

Deste maneira, o PT trabalha para isolar Ciro Gomes, do PDT. Com as pesquisas internas indicando que um candidato do PT indicado e apoido por Lula teria mais votos, de partida, do que o nome de Ciro Gomes, o PT Nacional resiste a abrir mão da cabeça de chapa para o presidenciável de Carlos Lupi.

A decisão da Executiva Nacional ocorre um dia antes que o partido em Pernambuco realizaria sua convenção, justamente para definir os rumos possíveis.