mãe e filhos

Em agosto, Semana Mundial de Aleitamento Materno incentiva amamentação

Evento surgiu com intuito de reforçar a importância da amamentação para o desenvolvimento e a proteção da criança nos primeiros anos de vida

Mayra Milenna Gomes
Mayra Milenna Gomes
Publicado em 01/08/2018 às 12:56
Foto: Michele Souza/Acervo JC Imagem
FOTO: Foto: Michele Souza/Acervo JC Imagem

Com o intuito de reforçar a importância da amamentação para o desenvolvimento e a proteção da criança nos primeiros anos de vida, é comemorada em mais de 150 países a Semana Mundial de Aleitamento Materno nos primeiros dias de agosto. Atualmente, Pernambuco possui 15 locais chamados de “Amigos da Criança”, entre hospitais e unidades, que trabalham com profissionais especializados em amamentação e que seguem critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A médica pediatra e coordenadora do Banco de Leite Humano de Pernambuco, Vilmeide Braga, afirma que o banco de leite de do Estado ainda precisa chegar no número ideal de doação.

Ouça informações com Bruna Oliveira:

Os bancos de leite funcionam para garantir a alimentação adequada de bebês que nascem prematuros ou com baixo peso e se encontram em unidades de cuidados especiais e alojamentos cangurus. A médica pediatra Vilmeide Braga afirma que qualquer mãe que esteja saudável pode doar o seu excedente a esses locais.

Número

De acordo com a rede brasileira de bancos de leite humano, em 2016 Pernambuco captou 8,8 mil litros de leite materno. No total, 6,1 mil mulheres fizeram as doações. Será realizada neste sábado (4) uma ação de conscientização com o tema "Amamentação: a base da vida". O evento acontece no Parque da Jaqueira, com foco no aleitamento materno, e terá orientações para as mães. É gratuito e aberto para todo o público.