Eleições

Pesquisa aponta que 45% dos brasileiros estão pessimistas com eleições

Pesquisa CNI/IBope ainda aponta que 59% dos brasileiros votarão branco, nulo ou estão indecisos

Antônio Gabriel Machado
Antônio Gabriel Machado
Publicado em 02/08/2018 às 16:26
Acervo/JC Imagem
FOTO: Acervo/JC Imagem

Uma pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feira (2) revelou que 45% do eleitorado se mostrou pessimista ou muito pessimista com as eleições deste ano para a Presidência da República. Ainda de acordo com a pesquisa, o elevado pessimismo se dá por um baixo interesse do eleitorado pelas eleições.

No geral, as mulheres estão mais pessimistas com as eleições deste ano. Entre as eleitoras, 47% se declaram pessimistas e apenas 18% se disse otimista. Já os homens, segundo o Ibope, se dizem pessimistas em 43%, enquanto 28% se veem otimistas.

A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizado entre os dias 21 e 24 de junho com mais de 2 mil pessoas. O nível de confiança da pesquisa, segundo o Ibope, é de 95%.

59% votarão branco, nulo ou estão indecisos

A mesma pesquisa informa que 59% dos brasileiros estão indecisos ou votarão branco ou nulo para as próximas eleições. A taxa é a maior dos últimos cinco pleitos.

Apontam os dados que os brasileiros vão se informar por fontes tradicionais de notícias, como TV e rádio. Entre aqueles que se informam pelas redes sociais, 25% disseram que raramente verfificam a veracidade das informações, enquanto 46% sempre verificam.

Intenção de voto

Lula continua liderando a pesquisa de intenção de votos, com 33%. Jair Bolsonaro tem 15% e Marina Silva tem 7%. Num cenário sem Lula, Bolsonaro lidera com 17%.