
Nesta segunda-feira (6) começou a funcionar a fiscalização eletrônica da Faixa Azul na Estrada dos Remédios e no corredor do BRT da Avenida Caxangá. Desde que foi implementada, a Faixa Azul, que é exclusiva para ônibus, contava com fiscalização realizada por agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).
A partir de agora, começam a funcionar quatro equipamentos eletrônicos na Avenida Caxangá e 12 equipamentos ao longo dos quase quatro quilômetros de extensão da Faixa Azul, da Estrada dos Remédios. Quem infringir a norma vai ser multado.
Juntas, as medidas beneficiam cerca de 84 mil passageiros que utilizam o corredor diariamente. A única exceção é para giros à direita na faixa azul da Estrada dos Remédios, quando é permitido que o motorista pegue a faixa exclusiva.
De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, o motorista só será penalizado se for flagrado mais de uma vez cometendo irregularidade.
Segundo a presidente da CTTU, o sistema precisou ser implementado nas avenidas por conta do alto índice de desrespeito dos motoristas à faixa.
Saiba mais na reportagem de Gabriela Bento:
Punição
Na Avenida Caxangá, o motorista pode ser multado se for flagrado apenas uma vez. Notificação de trânsito. Os motoristas que forem flagrados pelos equipamentos descumprindo a norma podem sofrer multa gravíssima, no valor de R$293,47 e perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).